GPS Brasília comscore

Após 22 dias, professores da rede pública do DF decidem encerrar a greve

A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (25)

Os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal decidiram encerrar a greve que começou no início de junho e já durava 22 dias. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (25), durante uma assembleia realizada no estacionamento da Funarte. O movimento havia sido iniciado no início de junho, com uma série de reivindicações por melhorias nas condições de trabalho.

A paralisação teve como principais pautas o reajuste salarial, a reestruturação da carreira e a nomeação de concursados. Uma proposta apresentada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), após reunião entre o governador Ibaneis Rocha e o deputado distrital Chico Vigilante (PT), foi submetida à categoria e discutida em assembleias regionais no início da semana. O conteúdo do acordo foi considerado satisfatório pelos profissionais da educação, que decidiram pelo fim da greve.

Confusão e congestionamento

A votação que decidiu pelo fim da greve foi apertada e marcada por tensão. Em certo momento, parte dos educadores em greve realizaram um protesto inflamado contra a direção do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF). Alguns manifestantes acusaram os dirigentes sindicais de traição.

A Polícia Militar do DF precisou intervir para conter os ânimos exaltados, e, ao final da assembleia, os diretores do Sinpro-DF foram vaiados. O trânsito, em frente ao Palácio do Buriti, ficou bastante congestionado.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI