O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que discursará, na terça-feira (19), na abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), após 20 anos do petista desde a estreia no encontro de líderes mundiais. Tradicionalmente, o Brasil participa do evento, e Lula afirmou, na véspera do evento, estar pronto para assumir a tribuna. É a 8ª vez que o petista representa o Brasil na cerimônia.
“Nesta terça-feira, o Brasil abre a 78ª Assembleia Geral da ONU. Irei discursar 20 anos depois da minha primeira assembleia e 14 anos após meu último discurso como presidente do Brasil. Será às 10h da manhã no Brasil e às 9h em Nova York”, compartilhou Lula em suas redes sociais.
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, também reforçou o momento para os seguidores.
“Já estamos em Nova Iorque, com o presidente Lula, para uma série de agendas que reforçam esse protagonismo que vive o nosso Brasil, sob a liderança do presidente Lula, fazendo parte dos grandes debates mundiais. Lula fará a abertura da Assembleia da ONU e terá reunião bilateral com o presidente Joe Biden e outros líderes mundiais”, escreveu.
Lula já havia discursado na ONU pela primeira vez, durante seu mandato presidencial de 2003, quando chamou a atenção do mundo para questões como a erradicação da pobreza, a luta contra a desigualdade e a promoção da paz. Agora, duas décadas após sua primeira participação, o político retorna ao cenário internacional com a responsabilidade de abordar as questões prementes que afetam o mundo contemporâneo.
Veja a publicação:
Amanhã o Brasil abre a 78ª Assembleia Geral da ONU. Irei discursar 20 anos depois da minha primeira assembleia e 14 anos após meu último discurso como presidente do Brasil. 10h da manhã do Brasil e 9h em Nova York. Boa noite e até amanhã. pic.twitter.com/xM1bCT23NS
— Lula (@LulaOficial) September 19, 2023