Apocalipse nos Trópicos, novo documentário de Petra Costa, diretora do indicado ao Oscar com Democracia em Vertigem (2019), já está disponível no catálogo da Netflix. O filme traz depoimentos inéditos de figuras emblemáticas da política brasileira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder evangélico Silas Malafaia e o ex-presidente do Jair Bolsonaro.
Com estreia no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza e participação em outros festivais de cinema internacionais, a produção assinada por Petra e Alessandra Orofino busca mostrar o aumento da participação de líderes evangélicos na política brasileira enquanto acompanha figuras importantes do poder.
Narrado sob a perspectiva da cineasta, o documentário parte de uma investigação que analisa o crescimento da fé evangélica no Brasil e seus impactos no contexto político e social nos últimos dez anos. Segundo informações exibidas no longa, o número de evangélicos no Brasil cresceu 35% nos últimos 40 anos. Petra chama isso de “uma das mudanças religiosas mais rápidas da humanidade”.
Silas Malafaia é um dos principais interlocutores de Apocalipse onde a cineasta mostra ainda como ocorre a participação do movimento evangélico no governo Bolsonaro e como o atual presidente do Brasil, Lula, lida com essa comunidade.