GPS Brasília comscore

Apaixonado por Brasília, empresário Elson Cascão morre aos 92 anos

O mineiro chegou à capital em 1958, quando largou a Força Aérea; por aqui, Elson começou um negócio no ramo de combustíveis
Foto: Divulgação/Nina Quintana

Compartilhe:

Nascido em Araguari, Minas Gerais, em 14 de março de 1932, Elson Cascão fez da capital seu lar. Apaixonado por Brasília, o mineiro já compartilhou em entrevista ser fã de Juscelino Kubistchek. Nesta quarta-feira (17), o pioneiro faleceu aos 92 anos. 

O empresário largou a Força Aérea em 1958, mesmo ano em que chegou a Brasília. Por aqui, com a ajuda do pai, Elson comprou um posto de combustível no Núcleo Bandeirante. No começo, ele fez o negócio em parceria com a irmã Maria Emília, mas, nos anos que se seguiram, ganhou novos sócios, o que resultou em uma das empresas de maior sucesso da capital, a Cascol.

Ao longo dos anos, a rede reuniu 92 postos de gasolina e chegou a ter uma frota de 35 caminhões próprios para transporte de combustível. 

Em abril de 2020, o filme BSB60 – Brasília e Seus Pioneiros foi lançado no Cine Brasília e, entre os pioneiros da capital, Elson compartilhou um pouco de seu sentimento pela cidade. 

A informação foi divulgada por Antônio Matias, sócio do empresário mineiro.

“É com profundo pesar que comunico o falecimento do meu sócio, Senhor Elson Cascão. Pioneiro em Brasília, Cascão foi um visionário e empreendedor que, com muita determinação, ajudou a construir a nossa Capital Federal. Desde a criação da Cascol até sua dedicação à pecuária, sua trajetória é um exemplo de coragem e inovação. Seus ensinamentos foram fundamentais para nossa empresa e certamente continuarão a inspirar futuras gerações. Foram 65 anos de empresa juntos. Descanse em paz, meu amigo e compadre”, disse Matias. 

A causa da morte ainda não foi divulgada.