Sucesso no início dos anos 70, Roberta Flack morreu aos 88 anos, de acordo com um comunicado divulgado pelo seu representante. Em 2022, a cantora de soul anunciou um diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA).
“Estamos tristes pelo falecimento da gloriosa Roberta Flack na manhã de 24 de fevereiro de 2025”, diz o comunicado. “Ela morreu pacificamente cercada por sua família. Roberta quebrou limites e recordes. Ela também era uma educadora orgulhosa.”
Nascida no estado americano da Carolina do Norte, Roberta emplacou diversos hits número 1 na década de 70 e desenvolveu vinte álbuns de estúdio. Seu primeiro sucesso reconhecido mundialmente veio quando Clint Eastwood usou sua versão de The First Time Ever I Saw Your Face em sua estreia na direção, em 1971, com o filme Perversa Paixão.
Killing Me Softly with His Song, escrita por Charles Fox e Norman Gimbel, em 1973, foi a segunda música de Flack a ganhar grande notoriedade.
A norte-americana ganhou quatro prêmios Grammy nos anos 70 e foi homenageada pela Academia pelo conjunto de sua obra em 2020. Roberta foi a primeira artista a ganhar duas vezes seguidas o troféu de gravação do ano em 1973 por First Time I Ever Saw Your Face e, em 1974, por Killing Me Softly with His Song.
O único filho de Flack, o músico Bernard Wright, morreu em 19 de maio de 2022.