A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa (CLDF) realizará uma oitiva, nesta quinta-feira (22), com um importante personagem: o general Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele será ouvido para esclarecer as acusações de possível omissão durante os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.
Os eventos que ocorreram na data foram marcados por manifestações que questionavam a legitimidade das eleições presidenciais de 2022 e que atacaram as instituições democráticas do país.
Assista:
GSI
Filmado no Palácio do Planalto durante os ataques, o general Gonçalves Dias, ocupante de uma posição-chave no GSI, está sendo questionado sobre sua atuação diante das manifestações, levantando suspeitas de uma possível negligência ou omissão no cumprimento de suas responsabilidades institucionais durante as invasões do dia 8 de janeiro.
A CPI foi estabelecida com o objetivo de investigar os atos antidemocráticos ocorridos nos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro, em Brasília.
A comissão parlamentar busca esclarecer os acontecimentos e identificar possíveis responsáveis e financiadores pelas ações que colocaram em risco a ordem democrática do país.