Categories: Saúde

Anvisa realiza consulta pública para tratar sobre proibição de cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, até o dia 9 de fevereiro, uma consulta pública para debater sobre a recente proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Desde 2009, uma resolução da entidade proíbe a fabricação, a comercialização, a importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos para o fumo, conhecidos como vape.

De acordo com a CNN, a discussão sobre a regulamentação dos cigarros eletrônicos ganhou destaque após o Ministério da Saúde Britânico lançar, no início de 2023, o Programa Swap-to-Stop (Trocar para parar).

O programa prevê a distribuição de um milhão de kits de cigarro eletrônico como incentivo para adultos fumantes que desejam diminuir o consumo de cigarros ou parar de fumar.

A iniciativa foi embasada por uma extensa revisão científica realizada pelo Departamento de Saúde Pública, em que pesquisadores da King’s College London analisaram mais de 400 estudos sobre o cigarro eletrônico, sendo considerada o estudo mais recente e completo sobre o tema.

Os resultados da revisão, segundo a reportagem, destacaram que o cigarro eletrônico pode ser até 95% menos prejudicial que o cigarro convencional, conforme apontado inicialmente em 2015. A conclusão reforça a proposta de utilização dos vaporizadores como uma alternativa menos nociva ao tabagismo, servindo como instrumento para a redução de danos associados ao consumo de cigarros convencionais.

Em 2019, o governo britânico estabeleceu a meta de reduzir para 5% o número de fumantes até 2030, adotando vaporizadores como uma alternativa válida. Mais de 80 países, incluindo EUA, os 27 membros da União Europeia, Canadá e Nova Zelândia, já regulamentaram a comercialização dos cigarros eletrônicos.

Enquanto o Brasil busca se posicionar diante da temática, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado realizou, no dia 28 de setembro, uma audiência pública sobre cigarros eletrônicos. O debate abordou a necessidade de regulamentação do mercado no país, considerando os riscos associados à falta de controle e regulação com base em normas sanitárias.

Você pode participar clicando neste link.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Matheus & Kauan sobre cuidados com saúde mental: “Se precisar, a gente também faz uma pausa”

No Na Praia, dupla comentou sobre decisão de Zé Neto & Cristiano, que suspendeu agenda…

1 hora ago

Ouro de Fernanda Yara encabeça dia de conquistas do atletismo

Modalidade trouxe cinco pódios para o Brasil neste sábado em Paris

4 horas ago

Tebet defende modernizar políticas públicas para alcançar déficit zero

Governo terá que cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias

4 horas ago

Confira o trailer de Sonic 3, que estreia no Natal deste ano

O filme promete ser a aventura mais emocionante da franquia, com a introdução do novo…

6 horas ago

Nord Nails e HitHaus promovem aulão exclusivo de bike para vinte alunos

As convidadas ganharam sacolas personalizadas com garrafinha de água e um mimo da marca brasiliense…

8 horas ago

Gabrielzinho domina os 50m costas e leva mais um ouro na natação

Atleta vem fazendo história em Paris e conquista o topo do pódio mais uma vez

8 horas ago