A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu adiar o anúncio dos indicados ao Oscar 2025 para o dia 19 de janeiro, em decorrência dos incêndios devastadores que atingem a região de Los Angeles.
Originalmente previsto para o dia 17, o adiamento oferece mais tempo para a votação, que agora se encerra no dia 14 de janeiro.
A tragédia forçou a evacuação de mais de 30 mil pessoas, incluindo celebridades como Ben Affleck e James Woods, enquanto o fogo continua a se espalhar com o auxílio de ventos fortes.
O presidente Joe Biden também decretou “situação de grande calamidade” por consequência das queimadas.
A Academia comunicou as mudanças através de um e-mail enviado a seus mais de 10 mil membros, expressando condolências aos afetados pelos incêndios.
“Estamos pensando em vocês”, declarou Bill Kramer, presidente-executivo da Academia.
Diversos eventos de Hollywood, como o Critics Choice Awards e lançamentos de filmes como “The Last Showgirl” e “Lobisomem”, também foram adiados ou cancelados devido à situação.
Expectativa
O adiamento do anúncio intensifica a expectativa entre os brasileiros, especialmente com a possibilidade de Ainda Estou Aqui ser indicado como melhor filme internacional.
A recente vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro pelo mesmo filme aumentou as esperanças de uma indicação ao Oscar na categoria de melhor atriz.