GPS Brasília comscore

Antonio Geraldo: O que é uma mente saudável?

Uma boa saúde da mente envolve a maneira como pensamos, sentimos e agimos em nosso cotidiano

Vi recentemente em uma rede social um questionamento sobre o que é uma mente saudável. Tem a ver apenas com doenças mentais? Não é bem assim. Uma mente saudável refere-se ao nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Não se trata apenas da ausência de transtornos mentais, mas de um estado positivo de funcionamento mental.

Uma boa saúde da mente envolve a maneira como pensamos, sentimos e agimos em nosso cotidiano. Quando nossa há equilíbrio, conseguimos lidar com os desafios da vida do dia a dia, tomar decisões saudáveis e ter boas relações com as pessoas ao nosso redor. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de utilizar suas habilidades de forma produtiva, lidar com o estresse da vida e contribuir para a sua comunidade.

A qualidade da nossa saúde mental é influenciada por inúmeros fatores: biológicos, espirituais, psicológicos e sociais, incluindo habilidades emocionais, uso de substâncias e genética, circunstâncias sociais adversas, como pobreza, violência e desigualdade, entre outras questões que podem tornar as pessoas mais vulneráveis a desenvolver doenças mentais.

Todos passamos em algum momento por situações de estresse, tristeza ou preocupação. Esses sentimentos são reações normais a situações desafiadoras, como uma mudança de trabalho, a perda de um ente querido ou um conflito em uma amizade. É natural sentir-se um pouco ansioso antes de um evento importante ou triste após uma separação.

Porém, emoções são mutáveis e desaparecem com o tempo à medida que as situações melhoram ou conseguimos aprender a lidar com elas. Essas reações fazem parte da experiência humana e isoladamente não são um sinal de que uma pessoa tem uma doença mental.

Por outro lado, quando essas emoções se tornam persistentes e começam a interferir de forma significativa no dia a dia da pessoa, elas podem ser sinais de uma doença mental. A depressão, por exemplo, pode fazer com que a pessoa se sinta constantemente triste, sem energia ou sem esperança, por semanas ou até meses, afetando a capacidade de trabalhar, estudar ou manter relações saudáveis.

Para diferenciar uma reação normal de uma doença mental é necessário buscar um médico psiquiatra que irá avaliar a intensidade e a duração dos sintomas, fazer o diagnóstico diferencial para descartar outras doenças e chegar a um veredito se o paciente tem ou não uma doença mental.

Felizmente existem muitos recursos e tratamentos disponíveis para quem precisa de apoio. A boa saúde da mente é fundamental para uma vida equilibrada. Assim como cuidamos da saúde física, é importante que cuidemos da nossa mente. Compreender a diferença entre reações normais e doenças mentais, procurar apoio quando necessário e adotar hábitos saudáveis são medidas essenciais para garantir que estejamos sempre em equilíbrio. Não hesite em buscar ajuda profissional e cuidar de si mesmo!

O que até então era desprezado, a partir de agora será valorizado com a Lei 14.831/2024 e com a NR-01 no Ministério do Trabalho e Emprego. As empresas terão que adaptar o seu ambiente de trabalho através de assessoria e consultoria pela aliança da medicina do trabalho e da psiquiatria, os especialistas que são capazes de avaliar o nexo causal entre o ambiente de trabalho e o desencadeamento de doenças mentais, também chamados de riscos psicossociais. A boa saúde da mente no ambiente de trabalho é a tendência do momento. 

 

*Antônio Geraldo da Silva é médico formado pela Faculdade de Medicina na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. É psiquiatra pelo convênio HSVP/SES – HUB/UnB. É doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Portugal e possui Pós-Doutorado em Medicina Molecular pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Entre 2018 e 2020, foi Presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Diretor Clínico do IPAGE – Instituto de Psiquiatria Antônio Geraldo e Presidente do IGV – Instituto Gestão e Vida. Associate Editor for Public Affairs do Brazilian Journal of Psychiatry – BJP. Editor sênior da revista Debates em Psiquiatria. Review Editor da Frontiers. Acadêmico da Academia de Medicina de Brasília. Acadêmico Correspondente da Academia de Medicina de Minas Gerais.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.