GPS Brasília comscore

Antonio Geraldo: Como o clima influencia a saúde mental

No frio, é mais comum um tipo de depressão chamado Transtorno Afetivo Sazonal

Com a chegada do inverno, é comum que muitas pessoas sintam mudanças no humor, na disposição e até na qualidade do sono. Os dias mais curtos, com menos luz natural, mexem com o funcionamento do nosso corpo e da mente. Essa relação entre a estação mais fria do ano e sintomas depressivos é reconhecida como Transtorno Afetivo Sazonal. De acordo com DSM-5, esse transtorno é identificado como um tipo de depressão

A principal explicação para esse fenômeno está na redução da luz solar, que interfere na produção de substâncias importantes para o equilíbrio do nosso humor, como a serotonina e a melatonina. A primeira está relacionada à sensação de bem-estar e prazer, enquanto a segunda regula o sono. Quando os níveis dessas substâncias se alteram, a pessoa pode apresentar sintomas como fadiga, tristeza, alterações no sono e apetite, o que reforça os sintomas depressivos em pessoas mais vulneráveis.

Além da questão biológica, o estilo de vida durante o inverno também pode agravar esse quadro. Com o frio e os dias mais curtos, tendemos a sair menos de casa, praticar menos exercícios físicos e passar mais tempo em ambientes fechados. Esse isolamento, mesmo que não seja intencional, pode aumentar sentimentos de solidão, desânimo e irritabilidade, principalmente em quem já tem alguma doença mental ou predisposição a ter.

Pessoas com depressão, podem perceber uma piora nos sintomas durante esse período, mesmo estando em tratamento. Por isso, o acompanhamento com um psiquiatra deve ser mantido de forma contínua. Estratégias simples, como buscar exposição à luz natural,
manter uma rotina de exercícios e reforçar os laços sociais, podem fazer uma grande diferença no bem-estar.

É importante lembrar que o impacto das estações do ano não é o único fator ambiental que influencia a saúde mental. As mudanças climáticas, por exemplo, têm se mostrado um desafio crescente. O aumento das temperaturas, a ocorrência de eventos extremos e de calamidade pública como secas e enchentes somada a sensação de incerteza quanto ao futuro do planeta têm impactado a saúde mental de muita gente.

O calor excessivo, cada vez mais comum em várias regiões do mundo, também tem um efeito direto sobre a saúde mental. Estudos recentes mostram que dias muito quentes estão associados a um aumento nos casos de internações psiquiátricas e até em comportamentos de risco, como agressividade e pensamentos suicidas.

Prestar atenção aos sinais do corpo e da mente, buscar ajuda profissional quando necessário e adotar hábitos saudáveis na alimentação, praticar atividades físicas, boa qualidade do sono, são atitudes que fazem diferença para a qualidade de vida a curto e a
longo prazo. Se precisar, peça ajuda.

 

*Antônio Geraldo da Silva é médico formado pela Faculdade de Medicina na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. É psiquiatra pelo convênio HSVP/SES – HUB/UnB. É doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Portugal e possui Pós-Doutorado em Medicina Molecular pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Entre 2018 e 2020, foi Presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Diretor Clínico do IPAGE – Instituto de Psiquiatria Antônio Geraldo e Presidente do IGV – Instituto Gestão e Vida. Associate Editor for Public Affairs do Brazilian Journal of Psychiatry – BJP. Editor sênior da revista Debates em Psiquiatria. Review Editor da Frontiers. Acadêmico da Academia de Medicina de Brasília. Acadêmico Correspondente da Academia de Medicina de Minas Gerais.

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.