GPS Brasília comscore

Antes de cair na estrada, lembre-se de verificar atentamente as condições do carro

Detran-DF dá dicas de como ter uma viagem de carro segura; confira as recomendações

O feriadão está chegando e, com isso, muitos brasileiros gostam de pegar o carro e viajar pelas estradas Brasil adentro. Porém, antes de iniciar a expedição, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes e tomar certos cuidados, que podem mudar completamente a experiência nas rodovias.

A primeira coisa a se fazer, de acordo com a gerente de Ação Educativa de Trânsito do Detran-DF, Magda Brandão, é uma revisão completa no veículo, que verifique toda a parte elétrica, além de limpadores, freios, pneus e faróis do carro. Outro cuidado essencial que se deve ter antes de cair na estrada é o planejamento da viagem: saiba qual é o melhor trajeto a se fazer, a situação das rodovias e planeje paradas estratégias para descanso, refeição e idas ao banheiro.

Quando o trajeto é muito longo e o condutor fica por muitas horas na estrada, acaba se tornando uma situação perigosa, por conta do cansaço físico”, alerta Brandão, que destaca, ainda, a importância de ter uma boa noite de sono antes da viagem. “O condutor, às vezes, faz tudo certo: a revisão do veículo, o planejamento da viagem… mas esquece que precisa estar muito bem fisicamente, disposto e atento”, ressalta. 

Outra importante dica é não usar o acostamento das pistas como um ponto de estacionamento. Se for necessário fazer uma parada de emergência ou por qualquer outro motivo, o ideal é procurar um posto de gasolina, lanchonete ou até mesmo alguma cidade próxima. “O acostamento é um local para paradas mais rápidas, não pode ser utilizado como um estacionamento”, adverte.

No entanto, se não houver outra opção, utilize o triângulo do carro ou qualquer outro objeto que chame a atenção dos outros condutores, como galhos ou folhagens, e posicione-o com uma certa distância de onde o veículo está parado. “De preferência, também longe de curvas, pois elas dificultam a visibilidade do motorista”, afirma Magda.

Por fim, ela ressalta a importância de sempre obedecer às regras de trânsito, como os limites de velocidade e marcações na pista. “Respeite a legislação, pois ela é muito clara e conversa com o condutor. O condutor é quem precisa escutar”, conclui.

Outras dicas do Detran-DF são:

  • Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
  • Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
  • Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
  • Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
  • Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança;
  • Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
  • Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção;
  • Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI