Anta resgatada de incêndio no Parque Nacional de Brasília morre após um mês de cuidados

Anta é atendida no Zoológico de Brasília nesta quarta-feira (18). | Foto: Zoológico de Brasília

Uma jovem anta resgatada durante o incêndio no Parque Nacional de Brasília morreu na última sexta-feira (18), conforme comunicado do Zoológico de Brasília nesta quarta-feira (23).

O animal, encontrado em 18 de setembro, estava com um quadro grave de desnutrição, sinais de inalação de fumaça e queimaduras severas nas quatro patas.

O incêndio que afetou o parque durou cerca de quatro dias, mobilizando equipes de resgate do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A anta, com 73 kg, foi encontrada no interior da área de preservação e, após o resgate, recebeu atendimento veterinário e foi encaminhada ao Zoológico de Brasília para tratamento.

Segundo a equipe do zoológico, o animal apresentou sinais de melhora ao longo do tratamento, com evolução no quadro de desnutrição.

“Ela se alimentava muito bem de folhas colhidas todos os dias, legumes e frutas, e bebia bastante água”, informou o zoológico. No entanto, apesar dos cuidados, a anta não resistiu e faleceu.

O Zoológico de Brasília aguarda o resultado da necropsia, realizada pela Universidade de Brasília, para entender as causas exatas da morte. “Apesar de todo esforço e cuidado, o jovem macho não resistiu, sua trajetória foi encerrada de forma precoce no dia 18 de outubro”, declarou a instituição.

Relacionados.

Saúde apresenta plano de contingência contra dengue e outras arboviroses ao Ministério Público

GDF cataloga e divulga planos estratégicos de 40 órgãos

Região do Lago Sul fica sem energia nesta terça (12)