Conhecida por fazer parte da infância de gerações de meninas e mulheres desde que foi lançada, há 64 anos, a boneca Barbie ganhou os holofotes com a estreia do seu primeiro filme nas telonas do cinema, marcado para 21 de julho. Há muitos detalhes sobre essa megaprodução em live-action, estrelado por Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig, que você precisa saber.
Apesar de ser estreado somente este ano, a ideia de realizar o primeiro filme da Barbie surgiu em 2016. O roteiro seria de Hilary Winston, que também dirigiu Os Caras Malvados. Nessa primeira versão, a Barbie humana teria um estereótipo longe da “perfeição”. A intenção era mostrar que a verdadeira plenitude vem de dentro. A boneca só faria essa descoberta ao ser expulsa da Barbie Land.
Na época, houve muito questionamento em torno da escolha de Amy Schumer para o papel principal. Isso porque o humor da atriz foi considerado distante do perfil de Barbie. Além disso, Schumer desistiu de protagonizar a produção por não simpatizar com o roteiro, que poderia ser mais divertido e feminista.
Então, Anne Hathaway, estrela do filme O Diário da Princesa, foi convidada para assumir o papel, mas os diversos atrasos da produtora Sony fizeram-na desistir. Com o encerramento do contrato que perdeu a validade, Mattel deu lugar à Warner. Bros.
De acordo com a Revista Time, a Mattel considera a marca Barbie seu maior sucesso, então, cada detalhe da boneca e do filme passa pelos executivos da empresa. No filme, o cenário “ideal” de Barbie Land não economiza na cor rosa fluorescente da marca Rosco, sendo muitas pinturas feitas à mão para a Casa dos Sonhos da Barbie. Quem ficou encarregada de elaborar os looks foi a figurinista Jacqueline Durran.
No elenco interpretam a Barbie: Hari Nef, Emma Mackey, Dua Lipa, Anna Cruz Kayne, Sharon Rooney, Issa Rae, Kate McKinnon, Nicola Coughlan, Alexandra Shipp e Ritu Arya. Já o papel de melhor amiga da Barbie, Midge, foi destinado à Emerald Fennell, e Allan, seu marido, a Michael Cera. Já o boneco Ken é interpretado por Kingsley Ben-Adir, Scott Evans, Simu Liu e Ncuti Gatwa.
A trilha sonora tem Dua Lipa, Ava Max, Charli XCX, Dominic Fike, Fifty Fifty, Gayle, Haim, Ice Spice, Kali, Karol G, Khalid, Lizzo, Nicki Minaj, PinkPantheress, Tame Impala e o Kid Laroi.
Apesar de o longa ser tão esperado em diversos países, o filme não poderá ser exibido no Vietnã, onde foi banido, conforme divulgado pelo jornal daquele país, Dan Tri, nesta segunda-feira (3). Assim como aconteceu em 2021 com a Netflix, que teve que suspender o filme Pine Gap, o veto foi motivado por uma cena que mostra uma área vietnamita, rica em petróleo e gás, demarcada com a linha de 9 pontos, como se integrasse o território da China. A área foi reivindicada pelas autoridades chinesas em 1947, mas o país não teve o domínio reconhecido pelo Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia.