GPS Brasília comscore

Ano Novo e suas tradições: qual delas você vai seguir?

Muita gente acredita que a virada de ano significa renovação e uma nova oprtunidade de conduzir suas vidas de maneira diferente, com mais cuidado e sabedoria. Há quem goste de estipular metas a cumprir, e outros apostam em ritos clássicos para marcar a passagem de fim de ano e atrair bons fluidos. Qual deles você já fez ou vai cumprir para encerrar 2023?

Comer lentilha, nozes e castanhas

O hábito promete trazer riqueza, fartura e prosperidade para o próximo ano. A tradição começou há muito tempo, em uma época onde não existia refrigeração de alimentos, por isso, grãos e castanhas duravam mais e eram considerados símbolos de riqueza. Ter esses alimentos na mesa significaria abundância para o próximo ano.

Comer romã

Não é uma tradição específica para o Ano Novo, mas sim do Dia de Reis, que acontece no dia 06 de janeiro: guardar seis ou sete sementes de romã embrulhadas em um papel com seu nome e deixá-las na carteira até o próximo ano atrairia riqueza e prosperidade.

Comer carne de porco e bacalhau

Embora no Natal as aves sejam o destaque da ceia, no ano novo, costuma-se evitar comer carnes de frango e peru. Como as aves ‘ciscam para trás’, saboreá-las pode significar um atraso para o ano que está chegando. Uma alternativa para compor a mesa de Réveillon seriam as carnes de porco e peixes no geral, pois eles ‘fuçam’ e ‘nadam’ para frente. O bacalhau é uma das escolhas mais populares para a ceia.

Usar roupas brancas e lingeries coloridas

Escolher branco para passar o Ano Novo ainda é muito popular entre as pessoas, mas hoje há quem prefira roupas coloridas de acordo com o que se deseja atrair para o próximo ano. As peças coloridas ficavam normalmente para as roupas íntimas, mas hoje são mais presentes no vestuário. E cada cor tem um significado: amarelo é riqueza, branco significa paz, verde é esperança, rosa e vermelho é para quem está em busca de se apaixonar… só escolher o que você quer atrair para 2024.

Estourar fogos de artifício

Para entrar o ano com muita alegria e espantar maus espíritos, a explosão de fogos de artifício marca essa passagem. Hoje em dia, há quem desaprove essa tradição em razão do barulho dos fogos assustarem animais domésticos, como cães e gatinhos. Uma alternativa pensada para proteger os pets são os fogos sem barulho, deixando apenas o espetáculo visual.

Estourar espumante

O espumante/champagne sempre foi considerada a bebida das celebrações. Está muito presente em jantares nobres por sua sofisticação e elegância. Fazer um brinde e beber uma taça de espumante logo nos primeiros minutos do ano novo, atrai prosperidade e riqueza.

Pular sete ondas

Tradicional nas religiões de matriz africana, deve-se pular as sete ondas no início do novo ano, sempre fazendo um agradecimento a uma graça obtida em cada um dos saltos dados. É uma forma de mostrar gratidão e atrair bons fluidos para os próximos meses.

Veja também

A manteiga é um alimento básico na dieta brasileira há …

A privação do sono pode dificultar a nossa capacidade de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI