O dia 12 de setembro é marcado por ser o aniversário de Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil e o responsável pela construção de Brasília. Em seu 123º aniversário, foi homenageado no memorial que leva seu nome, na cidade que fundou, e que hoje é presidido por sua neta, a empresária Anna Christina Kubitschek. À frente da instituição há 25 anos, ela também foi agraciada pelos colaboradores do museu.
“É fundamental celebrar o fundador que realizou isso tudo”, afirmou durante celebração que ocorreu na manhã da última sexta-feira (12). “Na quinta-feira eu estava aqui no Memorial e tive a felicidade de encontrar uma pessoa que trabalhou na construção de Brasília. Ele ficou muito emocionado ao ver toda a história. Lembrava de momentos, entrou no touchscreen, começou a ver fotos e chorava ao lado da neta de dez anos. Foi emocionante porque são gerações revivendo essa epopeia que foi a construção de Brasília. É uma grande emoção como presidente, como neta e como cidadã”, declarou.
Durante sua gestão, iniciada em 2000, Anna Christina promoveu a modernização do Memorial JK, que tem projeto original assinado pelo icônico arquiteto Oscar Niemeyer. Sob sua liderança, o espaço ganhou auditório reformado, espelho d’água restaurado, nova iluminação e um acervo reorganizado e informatizado, com mais de 200 peças incorporadas à exposição permanente do museu.
Também ampliou publicações, criou ações voltadas ao público infantil, recebeu esculturas comemorativas do centenário de JK e passou a integrar o projeto Música no Museu. As iniciativas revitalizaram o memorial, que reencontrou seu significado: continuar a multiplicar o repertório de imagens e de memória, ocupando seu papel estratégico na cultura e garantindo a conservação da história do presidente Juscelino Kubitschek.
A solenidade foi marcada por uma série de homenagens a JK, líder que soube orquestrar um projeto de nação raro na história do Brasil. Em seus gestos, palavras e práticas, Juscelino trouxe esperança e conciliação, metas e realizações, diálogo e respeito aos três poderes da República. Homem de valores democráticos, ele respeitava a liberdade, os direitos civis e a representação popular.
Sendo assim, pioneiros, juristas, políticos e admiradores se reuniram no memorial para prestarem suas homenagens. Entre eles, a governadora em exercício, Celina Leão; o desembargador Roberval Belinati, vice-presidente do TJDFT; o deputado distrital Jorge Vianna; o ex-ministro e historiador Ronaldo Costa Couto; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do DF, Paulo Castelo Branco; a pioneira de Brasília Wilma Pereira; e o ex-senador Paulo Octávio depositaram buquês de rosas brancas no túmulo do fundador de Brasília.
Veja mais registros da homenagem aos 123 de Juscelino Kubitschek no Memorial JK e aos 25 anos de Anna Christina à frente do museu, pelas lentes da fotógrafa Vanessa Castro:

Anna Christina Kubitschek e Paulo Octávio

Claudia e Wilma Pereira, Anna Christina Kubitschek e Paulo Octávio

Roberval Belinati, Celina Leão e Paulo Octávio

Paulo Castelo Branco, Ronaldo Costa Couto, Roberval Belinati, Regino Barros, Anna Christina Kubitschek, Paulo Octávio e Ricardo Bellino

Jorge Eduardo, Paula Santana e Paulo Octávio

Fábio de Carvalho, Anna Christina Kubitschek e Adriano Amaral

Paulo Castelo Branco e Ronaldo Costa Couto

Paula Freitas, Anna Christina Kubitschek e Tamara Vizioli

Celina Leão

Wilma Pereira

Cláudia Pereira

Paula Santana, Wilma Pereira, Anna Christina Kubitschek e Paulo Octávio

Roberto Giffoni, Wilma Pereira, Anna Christina Kubitschek, Íris Griffoni, Paulo Octávio e Weber Magalhães

Paulo Renato Gonzalez Nardelli, Mauricio Gonzalez Nardelli, Roberval Belinati, Maria Helena Nardelli e Bruna Nardelli

Flavio Couri, Roberval Belinati e Jânio Rodrigues

Marcelo Chaves e Anna Christina Kubitschek