Com programação oficial entre os dias 19 e 21 de abril, o aniversário de 65 anos de Brasília mobiliza um forte esquema de segurança pública coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
Para garantir tranquilidade ao público durante os eventos na Esplanada dos Ministérios, foi estruturado um Protocolo de Operações Integradas (POI), com a participação de 31 órgãos do Governo do Distrito Federal.
Entre as medidas adotadas, destacam-se o monitoramento por drones e câmeras, a presença de equipes especializadas da Polícia Militar, como Rotam, Choque, Cavalaria e BPCães, e a instalação da Cidade da Segurança Pública ao lado do Museu da República. No local, haverá delegacia móvel da Polícia Civil, ponto de atendimento médico com apoio do SAMU e comandos móveis das forças de segurança.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o foco é garantir um ambiente seguro e acolhedor para a população. “Realizamos reuniões com diferentes instituições para planejar soluções integradas, sempre com foco na mobilidade e na segurança de quem participará dos eventos”, afirmou. O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) acompanhará toda a programação em tempo real.
A partir das 23h59 desta sexta-feira (18), o tráfego de veículos será interditado na Esplanada dos Ministérios. A liberação ocorrerá na madrugada de terça-feira (22), após avaliação das autoridades de trânsito. No domingo (20), a via será excepcionalmente reaberta das 6h às 12h para a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes.
O comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Sousa, reforçou a orientação para que o público utilize transporte público ou aplicativos de mobilidade. “Também pedimos que os motoristas priorizem vagas autorizadas e evitem bloqueios, colaborando com um ambiente festivo e seguro”, disse.
A Esplanada contará com linhas de revista e acesso controlado. Locais como o Buraco do Tatuí e as escadarias dos anexos dos ministérios terão reforço no policiamento. Será proibida a entrada com uma série de itens, como garrafas de vidro, fogos de artifício, drones não autorizados, armas e objetos perfurocortantes.
O policiamento será feito, em grande parte, a pé, com agentes posicionados em pontos estratégicos com base nas imagens transmitidas por câmeras e drones. Nas estações de metrô e nos principais pontos de ônibus, haverá abordagens preventivas e revistas pessoais.
O Corpo de Bombeiros atuará com equipes especializadas em salvamento, combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar. Viaturas estarão estrategicamente posicionadas e prontas para agir em caso de emergência. Além disso, três postos médicos privados serão instalados ao longo da Esplanada.
A Delegacia Móvel da Polícia Civil estará à disposição para registro de ocorrências e bloqueio de celulares furtados, por meio do programa Fora da Rede. O número do IMEI do aparelho facilita o processo, embora não seja obrigatório.
Para pessoas com deficiência (PCDs), haverá vagas reservadas com acesso exclusivo pelo túnel do Itamaraty, mediante apresentação de credencial emitida pelo Detran-DF. Já o estacionamento do Sesi Lab será o ponto oficial de embarque e desembarque para táxis e aplicativos.
O chefe da Subchefia de Operações da PMDF, Muriel Mendonça, reforça a importância de cuidados pessoais. “Evitar áreas isoladas, ficar atento a objetos pessoais e manter-se em grupo são atitudes simples que fazem diferença. E, claro, em caso de qualquer situação fora do comum, é essencial acionar o 190 ou procurar uma equipe de segurança”, orientou.
Na segunda-feira (21), equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) atuarão na Esplanada em conjunto com a Secretaria da Mulher, oferecendo suporte direto à população. As unidades da 5ª DP e da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) também terão reforço de plantão durante o período festivo.