Pets **não transpiram como os humanos** e também não conseguem falar quando estão passando por alguma **situação desconfortável**. Porém, ao contrário do que algumas pessoas possam achar, os animais também sofrem, e muito, com o **calor**. E com a **chegada do verão e das altas temperaturas**, é preciso tomar alguns cuidados com os animaizinhos que estão ao nosso lado. Afinal, se nós estamos sentindo muito calor, **imagine seu bichinho**.
**”_Sede, respiração ofegante e língua para fora_”**. A veterinária Joana Barros explica que esses são os sintomas apresentados por **cães**. Já os **gatos**, eles **não costumam ficar ofegantes** e são muito sutis ao demonstrar que estão desconfortável com a temperatura.
![Cachorro (Foto: Pauline Loroy/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_2862cb766f.jpg)
Dentre os sintomas de desconforto com o clima, os felinos estão a **respiração acelerada ou com boca aberta, se lambendo muito, salivação intensa, miado excessivo e falta de apetite**.
**O que fazer quando o cachorro está com muito calor?**
– Ofereça **água fresca**, e coloque cubos de **gelos** no pratinho para mantê-la geladinha;
– Leve o pet para um local **fresco** e com **sombra**;
– Passe um cubo de **gelo** na barriga do cão, isso também ajuda a refrescá-lo;
– Oferecer água com **fruta congelada** é uma boa ideia;
– Estimule o pet a se **deitar** sobre uma superfície fria.
Tenha em mente que essas medidas devem ser adotadas, de preferência, antes que o pet entre em um quadro mais grave de **hipertermia**.
![Cachorro e gato Foto: Pixabay](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Cachorro_e_gato_Foto_Pixabay_8db81451d2.jpg)
A especialista alerta ainda que no caso do animal apresentar, além da respiração ofegante, outros sintomas como **confusão mental**, **perda de equilíbrio** e **mudança na coloração** da língua, ele deve ser levado de imediato para uma clínica veterinária de pronto atendimento.
Joana também explica que as raças de cachorro mais propensas a sofrer com o calor são os cães **braquicefálicos**, que são aqueles conhecidos por apresentarem uma cabeça de formato “achatado” e o focinho de tamanho “encurtado”. Fazem parte desse grupo as raças: _Boxer, Buldogue inglês, Boston Terrier, Dogue de Bordeaux e Shar-pei_.
![Buldogue Inglês Foto: Reprodução/ Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Instagram_581ba7316d.jpeg)
**O que fazer quando gato está com muito calor?**
A veterinária diz que estimular a **hidratação** do pet dentro de casa é o **primeiro passo**. Dra. Barros afirma que os gatos precisam ser mais **incentivados** quando o assunto é hidratação. Além de ajudá-los a ficarem mais **confortáveis**, essa também é uma forma de prevenir futuros problemas renais, que são comuns nesses animais.
![Gato Foto: pixabay](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Gato_Foto_pixabay_102307a6b8.jpg)
**Veja como fazer seu gato beber mais água nessa época**:
– Espalhe vários **potinhos de água** pela casa;
– Invista em **fontes de água** para gatos;
– Coloque cubinhos de **gelo** no bebedouro do pet;
– **Troque a água** do pet mais vezes ao dia;
– **Sachês** para gatos melhoram a **hidratação** felina.
Pronto, você já sabe o básico para diminuir o mal-estar do seu bichinho de estimação quando o calor apertar!