GPS Brasília comscore

Aneurisma da aorta: entenda problema de saúde de Otaviano Costa

Na última segunda-feira (22), Otaviano Costa pegou seus seguidores de surpresa ao revelar nas redes sociais que passou por uma cirurgia cardíaca devido a um aneurisma da aorta. O apresentador descobriu a condição há cerca de um mês, após sentir dores abdominais e realizar um exame de rotina.

Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Otaviano detalhou o diagnóstico, explicando que a doença foi identificada durante uma consulta com um cardiologista. “Um simples eletrocardiograma detectou o avanço de algo que estava colocando minha vida em risco”, contou o apresentador, destacando a importância de realizar exames regulares.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Otaviano Costa (@otaviano)

Para esclarecer mais sobre o aneurisma da aorta, o médico Rafael Noronha, cirurgião vascular do Hospital Oswaldo Cruz, explicou que um aneurisma da aorta é uma dilatação anormal de um segmento da principal artéria do corpo, que pode ser extremamente perigosa se não tratada a tempo. “A aorta é um vaso vital que transporta sangue do coração para o restante do corpo. Um aneurisma é uma dilatação anormal dessa artéria, geralmente mais de 1,5 vezes o diâmetro normal”, explicou Noronha.

Otaviano Costa mencionou dores abdominais como um dos sintomas que o levaram a procurar um médico.O especialista Rafael Noronha destacou que, embora alguns aneurismas possam causar desconforto, muitos não apresentam sintomas, o que reforça a importância dos exames preventivos.

“A maioria dos aneurismas não apresenta sintomas claros e são frequentemente descobertos através de exames realizados por outras razões. Normalmente, os aneurismas são assintomáticos e são detectados por exames de imagem. Quando causam sintomas, podem incluir dor no tórax, abdômen ou costas, sensação de pulsatilidade ou compressão de estruturas adjacentes”, acrescentou.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz de um aneurisma da aorta. “A ruptura de um aneurisma de aorta torácica ou abdominal é uma emergência médica com alta mortalidade devido ao sangramento”, alertou o especialista.

Tratamento e prevenção

Em relação ao tratamento, o cirurgião explicou que nem todos os aneurismas requerem cirurgia imediata. “Aneurismas menores podem ser monitorados com exames de imagem regulares. Quando a cirurgia é indicada, há duas abordagens principais: a cirurgia aberta e a endovascular”, explica. No caso de Otaviano Costa, foi realizada uma cirurgia aberta. A escolha do tipo de cirurgia depende de vários fatores, incluindo a localização e o tamanho do aneurisma, bem como as características individuais do paciente.

O cirurgião Rafael Noronha também destacou os principais fatores de risco para o desenvolvimento de aneurismas da aorta, como idade avançada, tabagismo, aterosclerose, hipertensão, histórico familiar, alterações genéticas e vasculites.

“É essencial fazer um acompanhamento regular com um cardiologista ou cirurgião vascular para prevenir e diagnosticar precocemente doenças vasculares. Para os aneurismas da aorta abdominal, recomenda-se a investigação com ultrassonografia para homens ou mulheres a partir de 65 anos com histórico de tabagismo ou familiar de aneurisma”, concluiu.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Chocolate é um alimento ancestral, simbólico e afetivo – mas …

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.