GPS Brasília comscore

Andropausa: reposição hormonal é sempre recomendada?

Toda mulher passa a vida **adulta** sabendo que chegará um momento em que as coisas mudarão. O **cérebro, pele, músculos e emoções** são afetados pela queda dos níveis de **estrogênio**, mais conhecida como **menopausa**. Contudo, para a surpresa de muitos, os **homens** também passam por essa fase, porém, com um nome diferente: **andropausa**.

A **Síndrome de Deficiência de Testosterona** começa a manifestar-se a partir dos 40-45 anos e, ao contrário das mulheres, é raro ver os homens se queixando dos **sinais** do fenômeno. De acordo com a médica experiente em emagrecimento e longevidade saudável **Mariana Arraes**, no sexo masculino o processo é mais **lento**.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/robert_godwin_S_Pc_Fp_XIME_6_M_unsplash_b5fbb23379.jpg)

>”À medida que envelhecem, cai a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Entretanto, mesmo com níveis mais baixos, seus valores ainda podem ser considerados dentro da faixa de normalidade. Porém, sintomas físicos e psicológicos podem aparecer causando uma queda mais acentuada desse hormônio”, explica.

Muitos pacientes acreditam que todos que entram na menopausa ou andropausa devem **repor os hormônios**. Mas, para que a reposição hormonal seja realizada, é preciso que cada **caso** seja analisado. Mariana diz que os **exames** são complementares, pois o que deve ser observado são as **queixas** de cada um e, com isso, a **avaliação médica** irá concluir se há ou não a necessidade.

>“A primeira coisa que o paciente deve fazer é procurar um acompanhamento médico para a realização de exames regulares, a cada seis meses. Cabe ao paciente também ter hábitos que sejam regulares, como exercícios físicos e alimentação saudável, ajudando assim na conduta médica e na melhora do paciente”, conclui a médica.

Quando realizada com **acompanhamento** de profissionais, a **reposição** hormonal masculina traz **benefícios**, como a perda de peso, melhora da libido, aumento da densidade óssea e da massa muscular.

Entre os **sinais** da **andropausa** estão:

– Diminuição dos desejo sexual;
– Cansaço;

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mert_kahveci_Rfnljr9_Al_Dk_unsplash_db3d8839ca.jpg)

– Disfunção eréctil;
– Redução do tamanho dos testículos;
– Perda de massa e força muscular;
– Depressão;
– Alterações da memória e da concentração;
– Anemia;
– Aumento da gordura abdominal;
– Osteoporose;
– Insónia.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.