GPS Brasília comscore

Andropausa: reposição hormonal é sempre recomendada?

Alguns dos sinais da menopausa masculina são aumento de gordura corporal, baixa sensação de bem estar, baixo desempenho sexual, entre outros

Compartilhe:

Toda mulher passa a vida **adulta** sabendo que chegará um momento em que as coisas mudarão. O **cérebro, pele, músculos e emoções** são afetados pela queda dos níveis de **estrogênio**, mais conhecida como **menopausa**. Contudo, para a surpresa de muitos, os **homens** também passam por essa fase, porém, com um nome diferente: **andropausa**.

A **Síndrome de Deficiência de Testosterona** começa a manifestar-se a partir dos 40-45 anos e, ao contrário das mulheres, é raro ver os homens se queixando dos **sinais** do fenômeno. De acordo com a médica experiente em emagrecimento e longevidade saudável **Mariana Arraes**, no sexo masculino o processo é mais **lento**.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/robert_godwin_S_Pc_Fp_XIME_6_M_unsplash_b5fbb23379.jpg)

>”À medida que envelhecem, cai a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Entretanto, mesmo com níveis mais baixos, seus valores ainda podem ser considerados dentro da faixa de normalidade. Porém, sintomas físicos e psicológicos podem aparecer causando uma queda mais acentuada desse hormônio”, explica.

Muitos pacientes acreditam que todos que entram na menopausa ou andropausa devem **repor os hormônios**. Mas, para que a reposição hormonal seja realizada, é preciso que cada **caso** seja analisado. Mariana diz que os **exames** são complementares, pois o que deve ser observado são as **queixas** de cada um e, com isso, a **avaliação médica** irá concluir se há ou não a necessidade.

>“A primeira coisa que o paciente deve fazer é procurar um acompanhamento médico para a realização de exames regulares, a cada seis meses. Cabe ao paciente também ter hábitos que sejam regulares, como exercícios físicos e alimentação saudável, ajudando assim na conduta médica e na melhora do paciente”, conclui a médica.

Quando realizada com **acompanhamento** de profissionais, a **reposição** hormonal masculina traz **benefícios**, como a perda de peso, melhora da libido, aumento da densidade óssea e da massa muscular.

Entre os **sinais** da **andropausa** estão:

– Diminuição dos desejo sexual;
– Cansaço;

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mert_kahveci_Rfnljr9_Al_Dk_unsplash_db3d8839ca.jpg)

– Disfunção eréctil;
– Redução do tamanho dos testículos;
– Perda de massa e força muscular;
– Depressão;
– Alterações da memória e da concentração;
– Anemia;
– Aumento da gordura abdominal;
– Osteoporose;
– Insónia.