Categories: Conteúdo Especial

Andropausa: médica explica a queda da testosterona masculina

Com o avançar da idade, não são apenas as mulheres que sofrem com as mudanças hormonais. No caso dos homens, eles passam por uma fase conhecida como andropausa. É neste momento em que ocorre a queda da testosterona, considerado o principal hormônio andrógeno masculino.

A médica pós-graduada em Nutrologia e Endocrinologia, Dra. Priscilla Proença, explica que a baixa deste hormônio, fase também conhecida como a “menopausa masculina”, pode reproduzir efeitos drásticos na saúde e na vitalidade do homem. “Diferente do que é dito popularmente, a andropausa vai muito além da redução da libido e da disfunção sexual. A testosterona tem um declínio progressivo e lento, prejudicando o funcionamento do organismo em diversas esferas”, esclarece.

De acordo com ela, a literatura científica mostra que o declínio androgênico masculino é um fator agravante para a diminuição da massa, da força muscular, densidade mineral óssea, vitalidade diminuída, fragilidade imunológica, ressecamento da pele, déficit de memória. Por outro lado, pode aumentar a gordura corporal, bem como gerar humor deprimido, osteoporose, aversão ao convívio social, queda de cabelos, alterações do sono e, logo, comprometer de forma significativa a qualidade de vida.

“Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que baixos níveis de testosterona podem aumentar as chances de morte entre homens acima de 50 anos. Dessa forma, é imperativa a necessidade de um atendimento médico com um olhar individualizado para tais pacientes. E é importante ressaltar que, a partir dos 30 anos, todos os indivíduos apresentam quedas hormonais”, alerta a médica.

A médica cita ainda que, a partir dos 40 anos, o declínio da testosterona no organismo do homem gira em torno de 1% ao ano e os fatores de risco para o aparecimento do declínio androgênico masculino em homens mais velhos incluem: doenças crônicas, como diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, artrite inflamatória; doenças renais e também relacionadas ao sistema imunológico, além de obesidade, síndrome metabólica e hemocromatose (acúmulo excessivo de ferro no corpo).

Ao contrário das mulheres, os homens não têm um marcador clínico que indique uma possível insuficiência de testosterona. Um dos principais sinais da falta do hormônio é o aumento da gordura visceral. “No entanto, nessa fase, os índices já costumam estar bastante desregulados. Por essa razão, é necessário que todos os indivíduos preocupados com a sua qualidade de vida realizem o acompanhamento médico desde cedo, com o intuito de observar suas taxas hormonais e, se necessário, adotar uma conduta proativa para a reposição daquilo que o organismo necessita”, alerta a Dra. Priscilla Proença.

Terapia
O tratamento para a andropausa requer um olhar individualizado para o paciente, bem como a reposição hormonal com hormônios análogos humanos, com o objetivo de manter equilíbrio hormonal e fisiológico.

Entre as alternativas de tratamento estão a reposição com uso de hormônios parecidos com o que os homens produzem naturalmente e que tenham liberação contínua, imitando a forma natural do organismo. “Como exemplo, temos os géis de uso diário e implantes subcutâneos de liberação controlada e prolongada, que são considerados os mais modernos por não depender da disciplina do paciente”, cita.

A médica destaca ainda que o estilo de vida disfuncional pode piorar ou acelerando o processo de queda hormonal natural, por isso, é muito importante realizar exercícios físicos, ter noites de sono reparadora e realizar o gerenciamento do estresse no dia a dia.

Ailane Silva

Posts Recentes

Saiba onde curtir festivais durante as férias de julho

Opções em diversas cidades do País, os festivais famosos por unir música e experiências são…

59 minutos ago

Dia do Chocolate: onde comemorar em Brasília

Restaurantes do DF celebram o Dia do Chocolate. Casas estão recheadas de sobremesas para comemorar…

3 horas ago

Seleção brasileira fica pelo caminho na Copa América

Brasil perde do Uruguai nos pênaltis e é eliminado nas quartas de final da competição

10 horas ago

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Dois ex-diretores chegaram a ter prisão preventiva decretada

15 horas ago

5 livros para ler com as crianças nas férias escolares

Criar hábito da leitura na infância contribui para a saúde e pode ser adotado de…

16 horas ago

32ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão chega a Estrutural

Ação contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão

17 horas ago