GPS Brasília comscore

André Mendonça autoriza assessor de Bolsonaro a não comparecer à CPMI do 8 de Janeiro

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (18), autorizar que Osmar Crivelatti, assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, não compareça à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de janeiro. Sob a condição de testemunha, Crivelatti terá o direito de permanecer em silêncio em questões que possam incriminá-lo, caso escolha comparecer.

A decisão do magistrado é fundamentada no fato de que Osmar Crivelatti está sendo investigado na própria CPMI, conforme evidenciado pelas quebras de sigilos telemáticos, bancários, telefônicos e fiscais aprovadas. Além disso, o militar foi alvo de buscas e apreensões autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, também do STF.

Mendonça justificou sua decisão com base em precedentes do STF, argumentando que quando um indivíduo é considerado investigado, ele tem o direito de não se autoincriminar, o que inclui a faculdade de comparecer ou não ao ato convocado.

Osmar Crivelatti ocupava o cargo subordinado ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e atualmente continua assessorando o ex-presidente. Ele é suspeito de envolvimento no caso de retirada, negociação e venda de joias pertencentes à Presidência.

As investigações da Polícia Federal indicam que ele teria assinado a retirada do relógio Rolex do acervo, que posteriormente foi vendido por Cid junto a outro relógio da marca Patek Philippe, por um valor de US$ 68 mil, equivalente a mais de R$ 346 mil, nos Estados Unidos.

A defesa de Crivelatti alega que a CPMI do 8 de Janeiro tem tratado o assessor como um investigado desde 11 de julho de 2023, mesmo sem qualquer indício mínimo de envolvimento em ilícitos relacionados aos fatos sob investigação.

Ainda, o advogado Flavio dos Santos Raupp questionou a falta de esclarecimentos por parte da CPMI sobre como Crivelatti está ligado ao objeto da investigação do colegiado.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.