A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, será homenageada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal com o título de Cidadã Benemérita de Brasília. A honraria, proposta pela deputada Paula Belmonte, reconhece sua atuação em prol do empreendedorismo feminino e da valorização da cultura.
À frente do CMEC – entidade vinculada à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e à CACB –, Ana Claudia tem se destacado pelo incentivo a políticas e iniciativas voltadas à capacitação, liderança e autonomia financeira de empreendedoras em todo o País.
A cerimônia solene está marcada para o dia 11 de fevereiro, no Edifício Corporate Financial Center, sede da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), no Setor Comercial Norte, e vai contar com a presença de familiares e amigos.
Descendente de libaneses, Ana Claudia Badra Cotait construiu uma trajetória marcada pela comunicação, política e empreendedorismo. Cresceu em um ambiente onde o associativismo e a defesa de causas coletivas eram valores fundamentais, mas foi no apoio às mulheres empreendedoras que encontrou sua verdadeira missão.
Desde que assumiu a presidência do CMEC, em 2019, Ana Claudia transformou o Conselho em uma rede nacional de incentivo ao empreendedorismo feminino. Hoje a iniciativa conta com cerca de 850 unidades espalhadas pelo país. Sob sua gestão, o CMEC passou a incluir a cultura como pilar estratégico e reforçou a luta contra o machismo no associativismo, incentivando mulheres a ocuparem cargos de liderança.