A Amazônia brasileira é conhecida internacionalmente por sua biodiversidade e exuberância natural, e vem se consolidando, cada vez mais, como um dos destinos mais procurados por turistas de alto padrão. Em busca de experiências exclusivas e até mesmo sustentáveis, visitantes de todo o mundo têm apostado no turismo de luxo para explorar as belezas da floresta mais famosa do planeta.
De acordo a Embratur, o estado do Amazonas recebeu, apenas nos primeiros seis meses de 2024, cerca de 16,3 mil turistas internacionais, o que representa um crescimento de 22% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A tendência acompanha um movimento observado em todo o Brasil, em que o turismo de luxo cresce apoiado em roteiros personalizados, imersivos e de alto valor agregado.
O Sebrae destaca que algumas das principais tendências de viagens para 2025 são justamente o slow travel, ou turismo de experiência, e o ecoturismo, que consiste em incluir no roteiro da viagem atividades ligadas à natureza.
Na Amazônia, a proposta é oferecer muito mais do que hospedagem: é proporcionar uma verdadeira conexão com o meio ambiente, respeitando as culturas locais e incentivando práticas sustentáveis. Lodges e resorts da região investem em experiências únicas, como trilhas na floresta, observação de animais exóticos como botos e aves, passeios de canoa, gastronomia regional e atividades que aproximam os viajantes da cultura amazônica.
Entre os destaques da região estão hotéis como o premiado Cristalino Lodge, localizado no norte do Mato Grosso (que compreende o sul da região Amazônica). Lá, os hóspedes têm acesso a experiências únicas na natureza, como canoagem sobre o rio Cristalino, trilhas em florestas e serras, torres de observação, caminhada para birdwatching – são quase 600 espécies catalogadas -, entre outras atividades.

Cristalino Lodge
Já o Anavilhanas Jungle Lodge, no Amazonas, combina bangalôs de luxo à beira do Rio Negro com experiências de imersão total na floresta. Outra opção é o Juma Amazon Lodge, que foi construído sobre palafitas a 15 metros do chão e possui 19 bangalôs integrados à floresta, com vista para o Rio Juma. As atividades incluem canoagem, trilhas e observação da fauna local.

Anavilhanas Jungle Lodge

Juma Amazon Lodge
Na pousada boutique Vila de Alter, na Amazônia Paraense, os seis bangalôs disponíveis estão conectados por uma passarela no meio da vegetação nativa, às margens do Rio Tapajós. Lá, os hóspedes podem aproveitar diferentes atividades, como passeios de bicicleta, roteiro entre as praias, encontro dos rios Tapajós e Amazonas, além de uma imersão cultural com as comunidades ribeirinhas.
Por fim, o Mirante do Gavião Amazon Lodge é outra opção que alia arquitetura sustentável e sofisticação, com suítes espaçosas e passeios exclusivos pela floresta e pelos igarapés.

Vila do Alter

Mirante do Gavião