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Alunos do Colégio Seriös competem contra 15 países na BEO e chegam às semifinais

Além de demonstrarem seus conhecimentos nas Olimpíadas Inglesas Britânicas, eles tiveram uma vasta experiência cultural
Foto: Divulgação

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Estudantes brasilienses do Colégio Seriös vivenciaram uma jornada incrível em território britânico, onde desembarcaram em 28 de março e permaneceram até 8 de abril para uma experiência cultural e intelectual única, voltada para o ensino de inglês, um dos pilares da escola de Brasília para formar cidadãos globais. Eles competiram contra alunos de 15 países nas Olimpíadas Inglesas Britânicas (BEO), um renomado torneio anual de língua inglesa que o Colégio tem tradição em participar para elevar o nível de aprendizagem dos seus alunos. Lá, eles realizaram diversas provas e chegaram às semifinais. Além das provas, que exigiram uma série de conhecimentos, eles tiveram a oportunidade de vivenciar uma extensa agenda cultural.

Em 2022, os estudantes do Colégio Seriös foram os primeiros representantes brasileiros a vencerem o campeonato na Inglaterra, que teve como tema The World of Truth (o mundo da verdade). Com uma apresentação sobre Cuba, eles venceram na categoria Country Spotlight (país destaque). Nesta edição, além do Brasil e da Inglaterra, território nativo da língua, entre os países participantes estavam Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Egito, México, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Ucrânia, Venezuela e Turquia.

 

Em 2024, a viagem durou duas semanas, mas tudo começou bem antes: há seis meses, quando foram divulgadas as diretrizes do torneio da BEO. Durante esse período, o grupo de 15 alunos do ensino fundamental II e ensino médio passou por uma preparação extensa das habilidades comunicativas na língua inglesa, o que envolveu a ampliação do vocabulário e fortalecimento da gramática. O treinamento também contou com a contribuição de psicólogo e professores de teatro, música e aulas de dança, já que as provas da BEO exigiam capacidade de improvisação, entrosamento, dinâmicas, falar em público e apresentação no palco.

Depois de todo esse treinamento, eles embarcaram no dia 27 de março para o Reino Unido. Lá, os jovens ficaram hospedados em três campos: Benenden, que é uma escola de middle e highschool, e também em Lancing e Ardingly. Em cada campo havia aproximadamente duzentos alunos. A rotina começava às 7h30, com o café da manhã. As competições aconteciam pela manhã, tarde ou noite.

Os alunos do Colégio Seriös tinham que conviver como se fossem das instituições, seguindo os horários, as regras e se alimentando com a comida típica das cantinas das escolas. No café da manhã tradicional, por exemplo, a refeição incluía batata, bacon e feijão. Muitos dos alunos das instituições eram britânicos ou moravam na Inglaterra há muito tempo, o que permitiu uma convivência intensa com pessoas nativas na língua inglesa.

Em meio à rotina em Londres, eles também participaram de torneios como futebol, tênis e tiveram alguns momentos para ensaiar as apresentações antes das competições, com etapas classificatória (qualifying rounds), semifinal e final. Além das provas exigirem a prática da pronúncia nas apresentações, eles precisaram cantar, encenar e interpretar. Para o tema inteligência artificial, eles tiveram que desenvolver apresentações, peças de teatro, slides e a letra de uma música de acordo com o tema.

 Imersão cultural

A viagem também foi uma verdadeira agenda cultural, já que eles visitaram Londres e cidades próximas. Entre os pontos turísticos estavam London Eye,  a Torre de Londres, o Museu de História Natural e Tower of London Dungeons, onde eles aprenderam muito da cultura e da história da Inglaterra. Os alunos também conheceram Cambridge, a universidade do Kings College, e visitaram Brighton, que é uma cidade que fica mais ao sul. Um momento de diversão foi conhecer os estúdios do Harry Potter, da Warner Bros.

 

Apesar de os alunos não terem chegado à final, eles tiveram grandes aprendizados.  “É muito difícil para a idade deles terem que estar em cima do palco, falar alto e enfrentar o público, principalmente, estrangeiro. E eles se apresentaram muito bem, porque não erraram. Tem aluno que fica nervoso e eles encararam muito bem. Sentamos com eles e explicamos o contexto deles não terem passado para a final e qual foi o olhar dos juízes. Estavam muito confiantes da vitória, então, é importante também lidar com essa frustação. De qualquer forma, encontraram recursos para se divertirem mesmo depois da eliminação”, contou a professora Thaís Baumgartner, uma das docentes que acompanhou os alunos na viagem.

Alexandre Zema

Para Alexandre Zema, 15 anos, aluno da 1º série do Ensino Médio do Colégio Seriös, a viagem não apenas representou avanços em seus estudos de língua inglesa, mas também uma experiência cultural e em outros campos do conhecimento. “Além de ter recebido um certificado que comprova tudo o que vivenciamos, o que complementa bastante nosso currículo, ganhamos muito conhecimento para aplicar depois em uma universidade ou em outras atividades que acrescentem em nosso futuro”, disse.

O jovem também relata que a experiência de ter ficado hospedado em uma instituição educacional estrangeira e conviver com os demais alunos também é um estímulo para se pensar em novos horizontes. “Ficamos nos dormitórios dos alunos nativos e utilizamos toda a estrutura, como os espaços de salas de aula e refeitório. Então, conseguimos ter uma experiência que pode despertar a vontade de estudar em uma instituição estrangeira, o que é muito bom atualmente”, complementou, ao citar que foi enriquecedor participar de todos os tours e conversar com nativos da língua inglesa.

Ensino bilíngue para alunos globais

O Colégio Seriös é conhecido como uma escola que oferece o inglês forte, com uma extensa carga horária e com nivelamento das turmas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participarem da aula ativamente, serem ouvidos e praticarem a pronúncia. Em um curto prazo, os estudantes avançam de nível e desenvolvem habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em inglês. A longo prazo, os alunos têm conseguido ir para faculdades no exterior e tirar a certificação de Cambridge, que conta como créditos na Universidade de Brasília. A certificação de Cambridge garante aos jovens o certificado de proficiência na língua e é o documento que atesta todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.

“A BEO assegura a proficiência, a fluência linguística e o domínio gramatical da língua inglesa, capacitando os estudantes a se sentirem cidadãos do mundo, confiantes e capazes de se posicionarem em diversas situações em qualquer lugar do mundo. Isso sim é formar cidadãos globais com excelência”, ressalta a diretora do Colégio Seriös, Dila Lira. “A preparação é tão boa que nossos alunos estão preparados para se inscreverem em faculdades do exterior e colecionamos diversas aprovações nas mais renomadas universidades do mundo, entre elas, University of Toronto, Dartmouth University, Acadia University, Hult International Business School e Hofstra University”, listou.