Junto com os sinos de Natal, as **vendas bateram alto** nessa época do ano pelos shoppings de todo o Brasil. De acordo com o levantamento da Abrasce, as compras de fim de ano movimentaram R$ 5,6 bilhões no setor. Naturalmente, as compras ficam em alta nessa época, porém, **em 2022 os números foram mais altos**.
O índice _Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)_, elaborado pela _Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)_, apontou que, na semana de 19 a 25 de dezembro, **houve um crescimento de 5,9%** nas vendas de Natal nos shopping centers do país, em comparação ao mesmo período de 2021. **O resultado superou as expectativas** dos shoppings, que previam um aumento de 4% em levantamento prévio
Na avaliação do presidente da Abrasce, Glauco Humai, o **resultado positivo** das vendas de Natal é um grande indicativo de como o **setor se fortaleceu** neste ano, caminhando para a **recuperação total das perdas do período pandêmico**. _“O cenário de arrefecimento da inflação abre espaço no orçamento familiar para o consumo de bens e contribui para a elevação da confiança dos consumidores. Além disso, a expansão das vagas de trabalho, que traz aumento para a massa de rendimentos do trabalhador, possibilita a aquisição de mais itens. Aliada a isso, a recuperação no fluxo de visitantes também colaborou intensamente para os bons resultados do Natal”_, afirma o executivo.