GPS Brasília comscore

Alopecia: entenda a doença que atinge 42 milhões de brasileiros

Poucas coisas afetam mais a autoestima das pessoas que a aparência, mais especificamente os cuidados dados (ou não) aos fios do cabelo, que todos os anos é tema de debate de diversos públicos e setores. Ao todo, **42 milhões de brasileiros sofrem de alopecia** – muitos deles jovens com idades de **20 a 25 anos** -, segundo dados da **Sociedade Brasileira de Cabelo**.

A **maioria das pessoas não sabe** a fundo a causa da queda capilar, e os jovens representam **25% do público afetado**. Aliás, a perda difere da queda de cabelo quando o assunto é doença. São termos completamente diferentes que iremos esclarecer para você, caro leitor, além de compartilharmos cinco dicas para **prevenir** maiores danos desta doença.

![(Foto: kyle smith/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_c559f99667.png)

>“Este tipo de patologia não é muito divulgado, então seus sintomas não são de conhecimento comum. Isso faz com que o problema não seja tratado da forma adequada, agravando, em alguns casos, a queda capilar”, afirma a especialista e Educadora Nacional da Aneethun, Elaine Medeiro. “Muitas vezes as pessoas não pensam em como um shampoo pode ser importante na luta contra esses problemas e acabam optando por produtos convencionais de mercado, que se não possuem os ativos adequados e podem acabar acelerando a queda. Por isso, olhar sua composição na hora de escolher é essencial”, completa a especialista.

**O que é a alopecia?**

É o nome dado a **perda de cabelo**, seja **parcial** ou **total**. Essa patologia se divide em diversos tipos, sendo as mais comuns: **areata, seborreica, eflúvio, traumática e androgenética**. Vamos entender um pouco mais sobre eles?

O primeiro tipo, chamado **areata**, está ligado a problemas autoimunes e/ou emocionais, causando pequenas falhas circulares em uma ou mais partes da cabeça. Já a **alopecia seborreica** é causada por dermatite no couro cabeludo, causando o surgimento de manchas descamativas e avermelhadas na pele.

![(Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_d8e5b72411.png)

O que mais confunde as pessoas, no entanto, geralmente é o **eflúvio**, que apresenta um momento em que a queda de cabelo aumenta por um curto período de tempo, mesmo quando os fios estão em fase de crescimento. O tipo **traumático** possui um nome autoexplicativo, já que a queda ocorre de forma mais agressiva, devido a um trauma. Estes traumas podem ser causados por lesões físicas ou químicas, fazendo com que os fios não cresçam no lugar afetado.

Existe, ainda, a **androgenética**, mais conhecida como **calvície hereditária**, é a queda de cabelos geneticamente pré-determinada, causada por fatores endócrinos. Seu início acarreta o afinamento progressivo dos fios, até que as falhas se tornam evidentes, caracterizando a **calvície**. Pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo visível de forma diferentes: **nelas**, o afinamento do fio acontece de forma mais difusa e/ou na parte frontal; enquanto **nos homens**, os indícios são mais intensos no topo da cabeça.

![(Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/3_e825a2fd71.png)

**Relembre os cinco tipos de alopecia:**

– areata
– seborreica
– traumática
– eflúvio
– androgenética

Independente do gênero, a queda de cabelo **afeta a autoestima** e, por isso, **alguns cuidados** podem e devem ser tomados para estacionar e até mesmo retardar o caimento dos fios, como:

– Manter uma alimentação saudável
– Faça exames médicos regulares
– Manter a saúde do couro cabeludo
– Reduza seu estresse
– Use produtos específicos, adequados e recomendados pelo seu médico

Alimentos ricos em vitaminas e outros minerais podem retardar o processo da alopecia, já que seus fios estarão fortalecidos – daí a importância da alimentação saudável sempre, quando o assunto é **saúde**. Além disso, **hábitos saudáveis** (como artes marciais, corridas, não fumar, e outras práticas físicas e contra vícios nocivos) também ajudam a reduzir o estresse e, consequentemente, a queda capilar.

Nada disso substitui, no entanto, as orientações passadas pelo seu **médico tricologista**, nome dado ao especialista na saúde dos fios, ou **endocrinologista**. Por isso, sempre mantenha seus exames em dia!

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.