Manter as unhas com extensão e pintura em dia pode ser um desafio para inúmeras mulheres. Mas, atualmente, há muitas técnicas inovadoras para ajustar o tamanho e o formato das unhas, além de deixar a pintura mais duradoura. Quem explica o assunto é a nail designer Julia Róseo.
Segundo ela, primeiro é importante deixar claro que as principais diferenças entre os alongamentos são o produto aplicado e a forma com que é preparado. “Todo o alongamento, independente da técnica que for usada, é muito resistente, mas a durabilidade e tempo de manutenção dependem do tempo de crescimento das unhas que, quando crescem mais rápido, necessitam de um tempo de manutenção mais breve que outras”, disse Julia.
A profissional cita que o clássico e queridinho mais pedido no salão é o alongamento de fibra de vidro, feita com filamentos de fibra de vidro afixados com um gel em cima da unha. A secagem é feita em uma cabine de luz. “Essa tem sido uma técnica muito procurada pelas mulheres, porque a unha fica muito natural, inclusive, muita gente não percebe a diferença, já que a unha fibra pode ter um acabamento bem fino e orgânico, mas ao mesmo tempo é resistente e tem um ótimo resultado”, disse.
Outra opção de alongamento são as unhas acrílicas. Trata-se de uma técnica que consiste na colagem de pontas de unhas artificiais sobre as pontas das unhas naturais. Após esse processo, com pincel é aplicado o acrílico líquido e em pó. A secagem pode ser feita naturalmente. A manutenção deve ser realizada a cada 20 dias.
Já no alongamento de unhas feito com porcelana é usado o pó acrílico, porém, criado um tom branco mais claro. Para aplicação do produto, a manicure usa um molde que é encaixado na unha, criando uma base para fazer o desenho do alongamento.
Outro tipo de extensão é o em gel, em que é aplicado um gel-base na unha e, depois, camadas de silicone em gel para modelagem. A secagem é feita em uma cabine. Para selar a unha, a manicure passa um top coat.
Outra forma de alongar as unhas é aplicando tips, que assemelham-se às unhas postiças. Elas podem ser combinadas com outras técnicas para aumentar a durabilidade do esmalte, entre elas, com as unhas de gel ou de porcelana, que são materiais que podem ser aplicados em cima das tips.