GPS Brasília comscore

Alongamento de unhas: o que é importante saber antes de fazer o procedimento

Verificar a saúde das unhas naturais e evitar contato com produtos químicos estão entre as dicas

Popular entre quem busca praticidade e estética, o alongamento de unhas ganhou espaço nos salões de beleza e se tornou tendência entre brasileiras de diferentes idades. O procedimento oferece resultados duradouros e bonitos, por vezes difícil de alcançar com as unhas naturais. No entanto, apesar da aparência impecável, exige bastante atenção, a fim de evitar problemas como alergias, infecções e danos à unha natural. 

Thaynã Sales, do salão Que Beleza, alerta que, antes de fazer o alongamento, é indispensável verificar a saúde das unhas naturais, se não estão enfraquecidas, quebradiças ou com sinais de infecções fúngicas. Se estiverem, é recomendado tratar antes de fazer o procedimento. 

Porém, é importante entender, primeiramente, o que envolve o alongamento de unhas. A especialista explica que o método consiste na aplicação de uma camada fina de gel sobre unhas naturais, tips (que são extensões artificiais) ou fibras moldáveis. “Esse trabalho inclui a preparação da unha, a aplicação de camadas de gel, a secagem em cabine UV/LED e a finalização com esmaltação e brilho”, detalha

Alongamento de unhas: o que é importante saber antes de fazer o procedimento

Foto: reprodução/Tua Beleza

Além disso, existe a recomendação de um tamanho mínimo para as unhas, que varia de acordo com formato da unha natural e do tipo de alongamento que será feito. “O ideal, geralmente, é que o comprimento da unha natural seja pelo menos metade do tamanho do leito ungueal. Isso ajuda a garantir a resistência e durabilidade do alongamento, além de proporcionar um visual mais harmônico e confortável”, afirma Thaynã. 

Ela destaca que, após o procedimento, seja alongamento de gel, fibra de vidro ou outro material, é importante seguir alguns cuidados para garantir a saúde e a beleza das unhas naturais, e prolongar a durabilidade da extensão:  

  • Evite o contato direto com produtos químicos, como água sanitária e removedores com acetona;
  • Proteja as unhas de impactos e pressão excessiva; 
  • Mantenha as unhas e as cutículas hidratadas;
  • Realize manutenções periódicas com o seu profissional de confiança.

Por fim, ela faz um alerta: “não faça a remoção do alongamento em casa, pois se feita de maneira inadequada, pode causar danos significativos à unha natural, como enfraquecimento, quebra, sensibilidade e até infecções”. Então, o ideal é retornar ao salão, onde um profissional qualificado utilizará as técnicas e os produtos adequados para remover o alongamento e evitar complicações.

Alongamento de unhas: o que é importante saber antes de fazer o procedimento

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI