Quem foi ao Teatro Nacional Claudio Santoro neste sábado (21) pode assistir à primeira apresentação aberta ao público após as obras de restauração, depois de dez anos com o equipamento cultural de portas fechadas em Brasília. A noite contou com show do cantor Almir Sater, que acompanhado de sua viola, apresentou clássicos de sua carreira.
O artista celebrou a reabertura com músicas como Tocando em Frente, Chalana e Trem do Pantanal, além de projetos mais atuais, como AR (Grammy Latino 2016) e +AR (2018).
“As condições [de estrutura] são as melhores possíveis. A qualidade do som, da acústica, está muito boa. Tocar em Brasília é tocar para o Brasil inteiro, porque há gente de todos os cantos do país”, disse Almir Sater.
Segundo a Secretaria de Cultura, a programação de reabertura está sendo um teste para que as atividades culturais no espaço sejam retomadas a partir de fevereiro de 2025.
Esse foi o terceiro dia de programação especial no teatro. Na quarta-feira (18), foi a vez dos operários que trabalharam na obra serem os primeiros a assistir ao espetáculo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). Na sexta (20), o complexo cultural foi oficialmente reaberto pelo governador Ibaneis Rocha, marcado pelo show da dupla Chitãozinho & Xororó.
A reinauguração da Sala Martins Pena e seu foyer que passou por modernização e readequação para cumprir as normas de segurança, combate a incêndio e acessibilidade, é a primeira etapa da obra de restauração teve início em dezembro de 2022.
*Com informações da Agência Brasília
Confira como foi o show pelas lentes da fotógrafa Vanessa Castro: