O Ministério da Defesa informou que o número de inscrições para o alistamento militar de 2025 ultrapassou 1 milhão de jovens. O alistamento foi encerrado nesta segunda-feira (30) e é obrigatório para homens e mulheres puderam se alistar voluntariamente pela primeira vez.
O público masculino somou 1.029.323 jovens, e o maior número de alistados foi em São Paulo, com 271.589 inscritos, ou seja, 26% do total. Na primeira vez que as mulheres puderam participar do recrutamento, chegaram a 33.721 inscritas, sendo a maior parte no Rio de Janeiro, com 8.102. As mulheres concorrem às 1.465 vagas ofertadas pelas Forças Armadas, sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica.
Os alistados agora aguardam as próximas etapas do processo. As mulheres selecionadas farão parte da corporação no 1º ou 2º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto), ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha, sendo essa a data limite para a desistência.
Os jovens que perderam o prazo do alistamento militar obrigatório devem procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima para regularizar a situação, já que o certificado de reservista é necessário para obter passaporte, registro de diploma, matrícula em instituições de ensino. Vale lembrar que o alistamento para mulheres é voluntário.
*Com informações do Ministério da Defesa