_Sem tem uma coisa que os moradores do quadradinho entendem é sobre seca!_ Há 132 dias sem **chover**, Brasília está com **temperaturas** elevadas e baixa **umidade** do ar. O tempo seco com clima **desértico** tem tirado a paz de muitos no Distrito Federal. Porém, sem desespero! Existem algumas ações que podem amenizar e fazer com que o corpo humano sinta menos essas condições climáticas e nós vamos contar para vocês quais são elas.
Segundo a **Organização Mundial de Saúde**, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50% e 80%. Porém, em terras brasilienses ela não chega a 10% há alguns dias. Fora as **doenças respiratórias**, o organismo também sente esses efeitos na **pele** e na sensação de **bem-estar**. A hidratação é a melhor maneira de cuidar da saúde, e nutricionistas indicam comidas que podem ajudar neste momento.
![josephine-baran-g4wzhY8qiMw-unsplash.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/josephine_baran_g4wzh_Y8qi_Mw_unsplash_81ebd4bc1c.jpg)
Com 70% de água na composição do corpo humano, manter-se **hidratado** é essencial para que o funcionamento das células esteja em dia. Além de auxiliar a regular a **temperatura** corporal, ela elimina toxinas, lubrifica as mucosas e age como um veículo de transporte de nutrientes.
Uma alimentação rica em **fibras, vitaminas e minerais** pode equilibrar a falta de água no organismo. Além disso, produtos **crus** possuem fibras que, somadas à água, tornam-se uma excelente combinação para auxiliar na queima de **gordura** e ajuda a melhorar o funcionamento do **intestino**.
Por outro lado, existem certos alimentos que potencializam a desidratação como **café, chá e refrigerantes, bebidas alcoolicas**, pois eles colaboram com a perda de líquidos pelo corpo. Já em contrapartida outras comidas colaboram na hidratação, além de água de coco e sucos naturais. **Confira**!
**1- Melão**
O melão é composto por 90% de água. Ajuda a dar a sensação de saciedade, além de desintoxicar o corpo, aliviar a prisão de ventre e melhorar a saúde da visão.
**2- Filé de peixe grelhado**
O peixe, além de saudável e mais leve que a carne vermelha, possui 71% de água, proteína, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, retinol e tiamina.
**3-Alface**
A alface é fonte de vitaminas A e K, e folato. É leve e possui poucas calorias.
**4-Tomate**
Rico em diversos nutrientes, como vitaminas A, C e licopeno (antioxidante), o tomate contribui com a saúde da pele, dos olhos e dos cabelos.
**5-Abobrinha**
Tem 93,9% de água em sua composição, além de possuir fósforo e potássio. Esse legume também reduz as inflamações intestinais, tem um efeito laxante e é indicado para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.