Categories: Life

Alimentos contribuem para a saúde das mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção de energia celular e estão diretamente ligadas ao aumento da longevidade humana. Dentro de uma análise detalhada do metabolismo mitocondrial, é possível buscar estratégias para o seu bom funcionamento e, consequentemente, inúmeros benefícios para a saúde.

**[Estudos recentes](https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32694802/)** mostram que, quando a mitocôndria funciona abaixo do que é considerado ótimo, gera-se um estresse oxidativo nesse organismo e, consequentemente, permite que o organismo fique mais susceptível ao aparecimento de doenças do envelhecimento.

Corrigir o estado inflamatório e o estresse oxidativo que pode ser causado pela má alimentação ou ausência de prática de exercícios, tem a capacidade de gerar nas células a hormese, que é um processo biológico, onde o organismo responde de forma positiva a toxinas e outros agentes, o que ativa genes capazes de desacelerar o envelhecimento das células.

**“As mitocôndrias são de extrema importância para a longevidade. Primeiro porque 10% do nosso peso corporal é composto por elas. Além disso, entendemos hoje, que as mitocôndrias têm uma fisiologia mais abrangente, em relação a só gerar energia. Porestarem presentes por todo o corpo, elas favorecem o processo de envelhecimento com certa autonomia. Portanto, se queremos envelhecer de forma saudável, devemos estimulá-las através da nutrição e do controle do estresse oxidativo, o que irá favorecer o ganho de massa muscular, revertendo os processos de dinapenia e sarcopenia, que é a perda de força e massa muscular, secundárias do evenvelhecimento”**, explica o médico, José Ribas, da Clínica Reviv.

![José Ribas/ Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Divulgacao_30145bd42f.jpeg)

Existem cerca de 40 substâncias como vitaminas, minerais, ácidos graxos, aminoácidos e compostos bioativos, que agem diretamente no equilíbrio celular e das mitocôndrias.

Alimentos específicos como romã, amora, jabuticaba, morango, nozes e framboesa, são ricos em uma substância chamada Urolidina A. Segundo estudos, ela é capaz de modular os níveis de estresse oxidativo nas mitocôndrias, e também, no aumento do volume das mesmas.

![Frutas vermelhas/ Foto: Divulgação](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Divulgacao_1d4aff315f.jpeg)

Quando esse estresse oxidativo, provocado nas mitocôndrias, é prolongado e maior do que deveria, é possível que aconteça um colapso e, até mesmo, a morte celular. A Urolidina A também contribui para a saúde dessas organelas, o que evita que elas adoeçam e desenvolvam patologias como Parkinson e Alzheimer, provenientes da disfunção mitocondrial.

De acordo com o médico, José Ribas, outros alimentos como o espinafre, brócolis, tomate e couve de Bruxelas, são ricos em alfa lipoico, uma substância capaz de melhorar a função mitocondrial, em especial de produção de energia. Ela também auxilia na limpeza e remoção de metais pesados, que favorecem o surgimento doenças, inclusive, câncer.

O envelhecimento é, portanto, resultado do acúmulo de danos causados nas células, provenientes do excesso de estresse oxidativo, produzido nas mitocôndrias. Por isso, é importante buscar profissionais da área para que avaliem a saúde das células, e planeje a partir de exames específicos, estratégias para a melhora do sistema mitocondrial, e com isso, promover a saúde do corpo e a qualidade de vida de cada indivíduo.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado (5)

Operação foi adiada nesta sexta-feira para análise de segurança

17 minutos ago

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

8 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

8 horas ago

Pesquisa: 40% dos brasileiros acreditam que aparência física pode afetar futuro individual

Entrevistados também acreditam que sucesso no relacionamento está atrelado aos cuidados pessoais

9 horas ago

Parada LGBT+ Rio: organizadores planejam iniciativas sustentáveis

Evento no dia 24 de novembro deve se transformar em Parada Verde

9 horas ago

Detran alerta motoristas sobre riscos no trânsito com a chegada das chuvas

Autarquia divulgou vídeo no YouTube com orientações e vai desenvolver ações educativas

10 horas ago