GPS Brasília comscore

Alimentação e sono influenciam na retenção de memória, diz neurologista; confira dicas de como fortalecê-la

GPS|Brasília entrevistou médico especialista, que traz dicas valiosas para manter o cérebro saudável

Você costuma esquecer onde deixou as chaves ou o que ia fazer ao entrar em um cômodo? Com a correria do dia a dia e o excesso de informações, lapsos de memória se tornam cada vez mais comuns. Porém, é possível treiná-la e fortalecê-la, assim como um músculo, com exercícios e hábitos diários.

Para entender como a memória funciona e o que pode ser feito para mantê-la afiada, o GPS|Brasília conversou com o neurologista clínico Marcelo Evangelista Lobo, do Hospital Santa Lúcia, que explica sobre os tipos de memória e indica exercícios simples e eficazes para estimular o cérebro no dia a dia.

O médico explica que existem vários domínios na memória, como as memórias de curto e longo prazo, memória operacional e de atenção. E ele aponta que, com a idade, é natural que algumas características se percam, especialmente a memória mais recente, enquanto as tardias, em geral, ficam preservadas.

No entanto, existem alguns hábitos que podem prejudicar a memória, como a privação de sono, o estresse, o excesso do uso de álcool, de benzodiazepínicos ou de medicações para dormir, como zolpidem, rivotril, diazepam, lexotam, entre outros.

A depressão, quando não está sendo tratada e manejada, também é um aspecto que pode atrapalhar a memória”, revela o neurologista. Ainda, certos fatores modificáveis podem piorar a memória: “dentre eles, o mais importante é a falta de estudo formal, o analfabetismo ou o pouco estudo, que deixa as pessoas com a memória e a capacidade cognitiva mais frágeis. A perda auditiva também prejudica bastante”, destaca.

E o que pode melhorar a memória, afinal?

O médico detalha que atividades do dia a dia são de extrema importância para a manutenção da memória. “Quando as pessoas estão trabalhando, resolvendo problemas, estão ativas, tendo que lidar com diversas questões, como cuidar de casa, da família, das finanças, se planejar e resolver problemas do trabalho, analisar situações, emitir pareceres ou tomar atitudes em resposta a estímulos, isso é uma coisa boa para a memória”, afirma.

Leitura, socialização, conversar sobre assuntos distintos em diferentes grupos de pessoas também são atitudes que têm um impacto positivo para a memória, assim como ter uma boa qualidade de sono e manejar o estresse. 

Quando a pessoa já não trabalha mais, uma dica para manter o cérebro ativo é aprender uma nova língua ou entrar em clube do livro”, sugere. Além disso, hábitos saudáveis como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, controlar diabetes e pressão também fazem com que o cérebro fique mais protegido.

Certo aplicativos de treinamento de memória, como o Lumosity, e outros para aprender novos idiomas, como o Duolingo, também são ótimas dicas para exercitar a memória, assim como aprender a tocar um instrumento e ler a partitura, por exemplo. Outras atividades que ajudam são: sudoku, palavras-cruzadas, dominó, quebra-cabeças, jogo de xadrez, paciência.

Para aquelas pessoas que percebem que a memória está começando a falhar, algumas estratégias são boas de serem adotadas, como colocar um quadro magnético na geladeira, anotar as atividades do dia e marcar o que já foi feito”, observa Marcelo. “E, à medida que a memória vai se perdendo, não deixe de procurar o auxílio de um médico neurologista ou geriatra”, alerta.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

Patologia chama a atenção após a divulgação do caso de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.