GPS Brasília comscore

Alexandre Silveira anuncia volta do Brasil à Agência Internacional de Energias Renováveis

Ministro das Minas e Energia está em Abu Dhabi negociando acordos energéticos com países da região

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou, neste sábado (11), a retomada do processo de adesão do Brasil à Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena).  A revelação foi feita durante agenda oficial do ministro Alexandre Silveira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O governo do ex-presidente Bolsonaro havia interrompido as tratativas para a adesão brasileira.

Segundo o MME, a adesão plena à Irena proporcionará ao Brasil “maior influência nas discussões globais” sobre energias renováveis. A pasta também cita, como benefício, a contribuição para o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas sustentáveis no setor energético.

Este é um passo fundamental para fortalecer nossa colaboração com a comunidade internacional e acelerar a implementação de soluções sustentáveis que beneficiem o planeta e as futuras gerações”, disse o ministro brasileiro.

Em reunião com o diretor-geral da Agência, Francesco La Camera, o ministro Alexandre Silveira entregou um convite à entidade para secretariar a chamada “Coalizão Global para Planejamento da Transição e Segurança Energética” – que é um desdobramento das discussões realizadas durante a presidência brasileira do G20 em 2024.

Essa Coalizão será oficialmente lançada no Rio de Janeiro, em junho. O MME classifica como um “espaço para o diálogo e a ação conjunta entre países, empresas e organizações não governamentais”.

Em nota divulgada neste sábado pelo Ministério, Alexandre Silveira comentou a sanção da Lei das Eólicas Offshore. Para ele, o texto é um “avanço no fortalecimento” do setor de energias renováveis no país, com ampliação do potencial de geração de energia limpa e diversificação da matriz energética. O presidente Lula sancionou a lei com veto a artigos que traziam benefícios à térmicas a gás e a carvão, por exemplo.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.