O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (28) o último interrogatório de réus envolvidos na tentativa de golpe durante o governo de Jair Bolsonaro. Os investigados fazem parte do chamado Núcleo 3 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), identificado como o braço executor da trama. Entre os 12 réus estão 11 militares do Exército e um policial federal, com destaque para integrantes das forças especiais, os chamados “kids pretos”, treinados para operações de alto risco e sigilo.
De acordo com a PGR, os acusados participaram de ações táticas que incluíam o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do planejamento de assassinatos de autoridades. Entre os nomes citados estão os tenente-coronéis Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, apontados como integrantes do grupo “Copa 2022”. Os militares são treinados para atuar em contextos de guerra irregular e missões de sabotagem, o que agrava a gravidade das acusações.
Desde o início, a denúncia da PGR sobre os eventos de 8 de janeiro foi dividida em quatro núcleos. O Núcleo 1, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, está na fase final do processo e deve ser julgado em setembro. Os interrogatórios desta segunda encerram a etapa de oitivas, com os réus tendo o direito de permanecer em silêncio. As acusações envolvem crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado.
Confira a lista com os réus que serão interrogados hoje:
- Bernardo Romão Correa Netto (coronel);
- Cleverson Ney Magalhães (tenente-coronel);
- Estevam Theophilo (general);
- Fabrício Moreira de Bastos (coronel);
- Hélio Ferreira (tenente-coronel);
- Márcio Nunes De Resende Júnior (coronel);
- Nilton Diniz Rodrigues (general);
- Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel);
- Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel);
- Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel);
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel);
- Wladimir Matos Soares (policial federal).
*Com informações da Agência Brasil