GPS Brasília comscore

Alexandre de Moraes interroga kids pretos nesta segunda-feira (28)

Militares de elite são réus do núcleo executor da trama golpista e respondem por possível plano de assassinato

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (28) o último interrogatório de réus envolvidos na tentativa de golpe durante o governo de Jair Bolsonaro. Os investigados fazem parte do chamado Núcleo 3 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), identificado como o braço executor da trama. Entre os 12 réus estão 11 militares do Exército e um policial federal, com destaque para integrantes das forças especiais, os chamados “kids pretos”, treinados para operações de alto risco e sigilo.

De acordo com a PGR, os acusados participaram de ações táticas que incluíam o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do planejamento de assassinatos de autoridades. Entre os nomes citados estão os tenente-coronéis Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, apontados como integrantes do grupo “Copa 2022”. Os militares são treinados para atuar em contextos de guerra irregular e missões de sabotagem, o que agrava a gravidade das acusações.

Desde o início, a denúncia da PGR sobre os eventos de 8 de janeiro foi dividida em quatro núcleos. O Núcleo 1, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, está na fase final do processo e deve ser julgado em setembro. Os interrogatórios desta segunda encerram a etapa de oitivas, com os réus tendo o direito de permanecer em silêncio. As acusações envolvem crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado.

 

Confira a lista com os réus que serão interrogados hoje:

  • Bernardo Romão Correa Netto (coronel);
  • Cleverson Ney Magalhães (tenente-coronel);
  • Estevam Theophilo (general);
  • Fabrício Moreira de Bastos (coronel);
  • Hélio Ferreira (tenente-coronel);
  • Márcio Nunes De Resende Júnior (coronel);
  • Nilton Diniz Rodrigues (general);
  • Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel);
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel);
  • Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel);
  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel);
  • Wladimir Matos Soares (policial federal).

 

*Com informações da Agência Brasil

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.