Categories: República

Alexandre de Moraes dá ultimato e manda punir bloqueios em todo o País

O **ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal**, estendeu para todo o País, a ordem para que a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Militares dos Estados desobstruam vias em todo País **bloqueadas por bolsonaristas inconformados** com o resultado das urnas. O ministro viu “_persistência de atos criminosos, contrários à democracia, ao Estado de Direito, às Instituições e à proclamação do resultado das eleições_”.

A decisão estabelece que todos os veículos utilizados nos atos, em todo território nacional, sejam identificados e **multados em R$100 mil por hora**, conforme a decisão chancelada pelo STF. O magistrado ainda determinou a identificação de empresas e pessoas que conferem apoio logístico e financeiro aos atos que seguem interditando vias.

No despacho, Alexandre diz ter levado em consideração diversa informações juntadas aos autos no processo no qual o Supremo, por unanimidade, determinou à PRF, à PF e às PMs que adotassem todas as **medidas necessárias para desobstruir vias tomadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro**. No bojo do processo, Alexandre tem recebido petições de órgãos de diferentes Estados noticiando bloqueios verificados mesmo após a decisão da Corte máxima.

No Acre, por exemplo, o ministro atendeu pedido do Ministério Público estadual e determinou a liberação de vias que circundam o quartel do Exército em Rio Branco e ainda **multou fazendeiros que estariam bancando churrasco para os manifestantes**. Já no **Distrito Federal**, determinou a desobstrução de vias após a notícia de que 115 caminhões estavam se dirigindo a Brasília para “_reforçar os atos antidemocráticos_”.

Assim como em tais decisões, Alexandre apontou no despacho assinado nesta sexta-feira, 11, que a atuação das polícias deve “_resguardar a ordem no entorno e, principalmente, a segurança dos pedestres, motoristas, passageiros e dos próprios participantes do movimento ilegal que porventura venham a se posicionar em locais inapropriados em vias públicas ou no entorno de prédios públicos_”.

Ao final do documento, Alexandre ainda determinou que sejam juntados aos autos do processo sobre os bloqueios bolsonaristas informações prestadas pelos procuradores-gerais de Justiça de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo. Segundo o ministro, os dados dos chefes dos Ministérios Públicos estaduais “_identificam pessoas jurídicas e físicas que, ilicitamente, vem financiando a ocorrência de atos criminosos e antidemocráticos_”.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Museu da Língua Portuguesa terá dia gratuito ainda em 2024; veja como funciona

Aos sábados, o museu oferece uma vez por mês outras atividades gratuitas, como trocas de…

10 minutos ago

Duda Almeida: Cidade Amiga dos Idosos: um Guia para o Futuro de Brasília

Os resultados da consulta mais recente concluída pelo Censo no Brasil indicam que, a partir…

1 hora ago

Matheus & Kauan sobre cuidados com saúde mental: “Se precisar, a gente também faz uma pausa”

No Na Praia, dupla comentou sobre decisão de Zé Neto & Cristiano, que suspendeu agenda

9 horas ago

Ouro de Fernanda Yara encabeça dia de conquistas do atletismo

Modalidade trouxe cinco pódios para o Brasil neste sábado em Paris

12 horas ago

Tebet defende modernizar políticas públicas para alcançar déficit zero

Governo terá que cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias

12 horas ago

Confira o trailer de Sonic 3, que estreia no Natal deste ano

O filme promete ser a aventura mais emocionante da franquia, com a introdução do novo…

14 horas ago