O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) fez duras críticas a Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que ele “não possui” noção adequada do papel de um magistrado e, além disso, ignora os limites éticos impostos àqueles que exercem o poder de decidir.
Segundo o congressista, esses ministros atuam como políticos, negociantes ou até mesmo como “vedetes” em constante busca por holofotes.
“É claríssimo que boa parte dos ministros do Supremo não têm a menor noção do que é ser efetivamente um magistrado. Ignoram os limites éticos impostos àqueles que exercem o poder de decidir. Atuam como políticos, negociantes ou mesmo como vedetes em constante busca por holofotes“, disse o parlamentar.
A declaração veio em meio a debates acalorados sobre decisões recentes do STF e a suposta politização jurídica da Corte.
Alessandro Vieira argumentou que seja evidente que alguns ministros não compreendessem o verdadeiro significado de ser um magistrado, desrespeitando os princípios éticos que devem guiar sua atuação.
O senador não poupou críticas à postura desses ministros, acusando-os de se comportarem como políticos, negociantes ou “vedetes” em busca constante de destaque na mídia.
O parlamentar afirmou ainda que esses magistrados “negligenciam a responsabilidade” de tomar decisões imparciais e justas, colocando seus interesses pessoais acima do cumprimento de seu dever.