As especulações acabaram: Alessandro Michele é o sucessor de Pierpaolo Piccioli na direção criativa nas linhas de ready-to-wear e de alta-costura da maison Valentino. A notícia veio na manhã desta quinta-feira (28), quase uma semana após o anúncio da saída do querido Piccioli, que esteve à frente da marca italiana desde 2008.
Alessandro Michele já começa seus trabalhos na Valentino na próxima terça-feira, (2), quando vai mergulhar nos arquivos e nos códigos de sua nova casa. Sua coleção de estreia será na temporada primavera-verão 2025, em setembro deste ano.
No Instagram da maison Valentino, a novidade foi contada em três posts: uma anunciando a chegada de Michele, e outras duas com uma carta assinada pelo mesmo, em inglês, e em italiano. Na mensagem, expressou sua alegria pela nomeação, e agradeceu aos fundadores da marca Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, ao presidente da marca Rachid Mohamed Rachid, e ao CEO Jacopo Venturini, com quem já havia trabalhado na Gucci.
“[…] Hoje, procuro palavras para nomear a alegria, para considerá-la, para realmente transmitir o que sinto: os sorrisos que saem do peito, a felicidade da gratidão que ilumina os olhos, aquele momento precioso em que a necessidade e a beleza se estendem e se encontram. Que o meu arco, de braços abertos, fale por si e saude neste início de primavera a regeneração da vida e a promessa de um novo florescimento.“
Ver esta publicação no Instagram
O nome de Alessandro Michele como sucessor não é novidade, como já tínhamos comentado aqui. Logo após a saída de Pierpaolo Piccioli da Valentino, os nomes de Michele e Maria Grazia Chiuri (que dividiu a posição com Piccioli de 2008 a 2016, antes de assumir a Dior) eram os mais cotados para ocupar a cadeira.
Alessandro Michele foi diretor criativo da Gucci por sete anos, de 2015 a 2022.