A Torre Digital, oficialmente batizada como Torre Flor do Cerrado, recebeu uma celebração dupla: a posse da nova diretoria da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF) e a apresentação da identidade visual do monumento. Entre os convidados, o evento reuniu designers e autoridades.
Durante a cerimônia, Alessandra Pinheiro assumiu a presidência da ADEGRAF, sucedendo a Marcos Moreira, que agora ocupa o cargo de vice-presidente. A nova diretoria conta também com Marcelo Júdice, Wagner Alves, Eduardo Menezes e os conselheiros Eneida Figueiredo, Leandro Bessa e Vinicius Junqueira.
“O sentimento de assumir a ADEGRAF é de muita alegria e de muito comprometimento com os temas que nos são sensíveis, como a importância e valorização da cultura do design e de seus profissionais, assim como do nosso envolvimento e trabalho para Brasília Cidade Criativa do Design pela Unesco, que foi uma chancela concedida em 2017, e da qual a ADEGRAF participou e participa”, compartilha Alessandra.
A nova marca da Torre, criada pela ADEGRAF, homenageia o projeto visionário de Oscar Niemeyer e é uma ode ao Cerrado. Com elementos que remetem a flores, pássaros e astros, combinados com a geometria característica de Athos Bulcão e Peretti, a identidade visual traduz o espírito humano e contemplativo do espaço.
“O ponto de partida na criação da nova identidade foi homenagear o último monumento construído por Oscar Niemeyer. Utilizamos da inspiração da Peretti e do Athos Bulcão, por meio de cinco elementos geométricos que compõem todo o universo visual da marca. A identidade se multiplica em vários padrões gráficos presentes nos produtos físicos”, diz Alessandra sobre o processo de criação.
A ocasião destacou ainda o impacto do Centro Cultural Brasília Design, inaugurado pela associação em agosto de 2024, na Torre Flor do Cerrado. Desde então, o espaço tem promovido oficinas, exposições e atividades.
Confira os registros: