O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que toda a costa norte-americana, do Alasca à Califórnia, incluindo o Havaí, está sob alerta de tsunamis. Isso por conta de um terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a Rússia na noite dessa terça-feira (29). O tremor abalou edifícios causando ondas de 4 metros na península russa de Kamchatka. O terremoto é o maior registrado no mundo desde 2011, quando um tremor de magnitude 9,0 atingiu o nordeste do Japão e provocou um grande tsunami.
Com o epicentro a cerca 136 km a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, a uma profundidade de 19 km, o abalo sísmico foi sentido na Rússia, Estados Unidos, Havaí e Japão. Ondas de até 3 metros podem impactar a Costa norte-americana desde Alasca à Califórnia, até Chile e Equador.
As viagens aéreas já estão sendo impactadas. Autoridades emitiram alertas para risco de sondas destrutivas em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico. No Havaí, as ondas atingiram a costa na madrugada. Voos foram cancelados em Maui e toda a atividade comercial foi suspensa.