GPS Brasília comscore

Alerta de chuvas intensas atinge o DF e grande parte do país neste fim de semana

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos que podem chegar a 60 km/h

O Distrito Federal está sob alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas desde a manhã deste sábado (19). O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segue válido até as 10h da manhã deste domingo (20), afetando o feriado prolongado da Semana Santa e a manhã do domingo de Páscoa.

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos que podem chegar a 60 km/h. O alerta é de nível amarelo, o que indica risco baixo, mas não descartado, de cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Além do DF, o alerta amarelo se estende a todos os municípios dos estados de Goiás e Mato Grosso, na região Centro-Oeste, além de áreas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. A abrangência do aviso inclui Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Tocantins, Pará, Bahia, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.

Risco maior em outras regiões

Para algumas áreas, o Inmet emitiu ainda um segundo alerta, de nível laranja, que indica “perigo”. Esse aviso, mais severo, está em vigor desde a sexta-feira (18) e segue válido, ao menos, até as 13h deste sábado. Ele abrange todo o estado de Mato Grosso do Sul e parte dos estados do Paraná, Mato Grosso e do oeste paulista — incluindo municípios como Presidente Prudente, Dracena e Presidente Venceslau.

Nessas áreas, a previsão é de chuvas mais intensas, com volumes que podem chegar a 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h. Há risco mais elevado de quedas de galhos de árvores, cortes no fornecimento de energia, alagamentos e descargas elétricas.

Orientações

Diante dos alertas, o Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante tempestades, pois há risco de queda e descargas elétricas, e recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergências, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

“Uma das grandes belezas da arquitetura é que, a cada …

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …