O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, publicou uma nota oficial nesta terça-feira (5) condenando a ocupação das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, classificada por ele como uma prática “inusitada” e contrária aos princípios democráticos.
Segundo Alcolumbre, a manobra tem impedido o funcionamento regular das Casas Legislativas e representa um “exercício arbitrário das próprias razões”.
Em tom de alerta, o parlamentar cobrou “serenidade” e “espírito de cooperação” dos envolvidos, reforçando que o Parlamento tem compromissos com o país e não pode ser refém de ações que comprometam a apreciação de matérias de interesse do povo brasileiro.
Para tentar restabelecer a normalidade dos trabalhos legislativos, Alcolumbre anunciou que convocará uma reunião com líderes partidários.
O objetivo, segundo ele, é garantir que o Congresso retome sua missão institucional e permita a livre expressão de todas as correntes políticas, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados.
Confira:
NOTA À IMPRENSA
O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos.
Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população.
Realizarei uma reunião de líderes para que o bom senso prevaleça e retomemos a atividade legislativa regular, inclusive para que todas as correntes políticas possam se expressar legitimamente em sessões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional