Categories: Economia

Alckmin diz que continuidade de queda na Selic é fundamental

A sinalização da continuidade no processo de queda da taxa de juros é mais importante do que o corte de 0,5 ponto percentual anunciado nesta semana pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, na avaliação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Após cumprir agenda em Taubaté, no interior paulista, ele comentou que o tripé fundamental de juros, impostos e câmbio está trazendo boas notícias para o País.

 

Para Alckmin, um câmbio variando entre R$ 4,80 e R$ 5 é competitivo e permite “exportar bastante”. Já a reforma tributária em curso no Congresso trará simplificação e redução do custo Brasil. Por isso, a sinalização de continuidade de queda dos juros é mais importante. “Os juros estão elevadíssimos, 13,25% ainda é alto, porque a inflação é 3,1%, então você tem os juros reais de mais de 10%. Mas importante foi a linha de queda. Mais importante que o 0,5 ponto percentual que caiu é a sinalização que vai continuar caindo”, afirmou neste domingo (6).

 

Na última quarta-feira (2), o Copom iniciou o processo de afrouxamento da taxa Selic com um corte mais agressivo, de 0,50 ponto percentual, de 13,75% para 13,25% ao ano. A decisão pelo corte foi dividida: foram cinco votos favoráveis à redução, incluindo o de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, contra quatro votos para um corte de 0.25 ponto.

 

Segundo Alckmin, a sinalização, unânime, para a continuidade de cortes na taxa de juros é fundamental. “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, disse o Copom no comunicado divulgado após a reunião.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios

Autor diz que vetos impedem campanhas de conscientização e punição de racistas

10 horas ago

Lira marca votação da regulamentação da reforma tributária para quarta (10)

Presidente da Câmara comentou sobre inclusão de proteínas na cesta básica

11 horas ago

Moraes nega liberdade a acusados pela morte de Marielle Franco

Trio segue preso para não atrapalhar investigações e processo

11 horas ago

Filhote de onça encontrado em Formosa (GO) se recupera em hospital público silvestre

No local, animal está sendo submetida a exames de rotina e segue dieta para ganho…

12 horas ago

De olho nas atrocidades, MPDFT acompanhará trâmites do PPCub

Procurador-geral de Justiça criou grupo de trabalho para garantir preservação de Brasília

12 horas ago

Antônio Geraldo: “Doenças mentais na era das mídias sociais”

Psiquiatra aborda um pouco sobre o impacto da era digital na saúde mental

12 horas ago