O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu que o Governo Federal tem uma relação harmônica com o Congresso Nacional, porém é agitada. A fala ocorreu após um atrito entre o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Na última semana Lira chamou Pacheco de desafeto e incompetente, além de acusar o ministro de vazar a tese de que o resultado da votação que manteve a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) representaria o esvaziamento de sua força.
Nesta terça-feira (16), Lira descobriu que seu primo, César Lira, foi demitido da superintendência do Incra em Alagoas, ao ver a notícia pelo Diário Oficial. Essa situação teria gerado rumores que seria uma retaliação pela declaração.
Alckmin fez essa fala durante evento que celebra os 50 anos de ralações diplomáticas entre o Brasil e a China, em Brasília. O vice-presidente afirmou que o governo Lula é construído por meio do diálogo e enfatizou a importância dessa relação para os assuntos importantes para o país, como a reforma tributária.
“O Judiciário tem sua tarefa, tem sua responsabilidade como guardião da Constituição brasileira e, por consequência, da democracia. O Legislativo tem o papel extremamente importante na definição das leis, discussão da superioridade do país, e o Executivo é o executor das tarefas em nível federal”, pontuou.