GPS Brasília comscore

“Ajuste fiscal vai ser feito e de maneira permanente”, afirma Alckmin

O **vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin**, repetiu neste sábado, 26, que o novo governo tem compromisso com as contas públicas. “_Podem ter certeza que esse ajuste e essa eficiência ocorrerão_”, afirmou, em participação em evento organizado pelo grupo de empresários **Esfera Brasil**. “_O ajuste fiscal vai ser feito e de maneira permanente_”, garantiu.

Alckmin prometeu que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) **não irá gastar mais do que arrecadar e enfatizou que será preciso cortar gastos**. “_Em 2020 tivemos 10% de déficit primário no Brasil. Ora, pandemia teve no mundo inteiro e o México não teve 3% de déficit_”, comparou.

O vice-presidente eleito, porém, afirmou que o ajuste não será feito em cima dos aposentados e pensionistas. “_Governar é escolher. Tem muita forma de fazer ajuste, que é necessário para o Brasil crescer. Mas fazendo com um olhar social. Podem acreditar, vai haver ajuste, e não vai ser em uma semana. Vão ser quatro anos de ajuste, porque você pode melhorar a eficiência do gasto público todo dia_”, disse.

Alckmin garantiu que o novo governo não pretende desfazer nenhuma **reforma** feita em governos anteriores. “_Não tem nenhuma reforma a ser desfeita, nenhuma_”, enfatizou, no evento.

Ele lembrou que a **primeira reforma da Previdência foi feita no governo de Lula**. “_A reforma trabalhista é importante. Não vai voltar imposto sindical e não vai voltar legislado sobre o acordado. Não vai_”, acrescentou Alckmin. “_Agora, as plataformas digitais precisam ser verificadas. Um menino entregador de lanche que não tem descanso semanal, aposentadoria, nada_”, completou.

O **presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto**, elogiou as reformas feitas nos governos do ex-presidente Michel Temer e do atual presidente Jair Bolsonaro. “_Muitas pequenas reformas não são muito sexy, mas têm efeito cumulativo ao longo do tempo. As reformas geraram efeito na oferta e um impacto estrutural no emprego_”, afirmou.

Campos Neto destacou que o mundo estaria passando por uma “_doença muito grave_” de **falta de produtividade**. “_Não é aumento imposto sobre capital que vamos ser mais produtivos. O dilema é como sair de um mundo muito endividado de forma eficiente e atendendo a social_”, completou.

**Equipe de transição**

Geraldo Alckmin rebateu as críticas sobre o “_assembleísmo_” do PT e defendeu o grande número de integrantes do **governo de transição**, na casa de centenas.

“_Quanto mais a gente estimular a sociedade civil a participar, melhor. Se puder colocar mais entidades nos grupos da transição, todo mundo voluntário, quem ganha é a sociedade. Quem ouve mais, erra menos. Governo moderno interage_”, afirmou o ex-governador de São Paulo, em participação em evento organizado pelo grupo de empresários Esfera Brasil.

O vice-presidente eleito repetiu ainda que **os mandatos de Lula tiveram crescimento econômico com pouca inflação**. Alckmin disse que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está ouvindo muita gente na economia e elogiou a pluralidade do grupo da área na transição.

“_Lula tem muita experiência. Quando alguns economistas – os mais respeitados do Brasil – se manifestaram relatando preocupação, ele disse que iria ouvir todas essas vozes_”, acrescentou. “_A questão fiscal hoje não é de direita ou esquerda, é de senso comum_”, completou.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

Psicofobia vai muito além de comentários depreciativos. Ela é estrutural. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.