Cada vez mais as plataformas virtuais tentam deixar a experiências dos usuários personalizadas. Quando o assunto é viagem isso faz ainda mais diferença, por isso o Airbnb lança novas ferramentas para facilitar o momento de planejar as férias. As novidades foram lançadas em evento anual realizado pela empresa.
A partir de agora, a barra de buscas do site sugere destinos com base no histórico do usuário e nas reservas anteriores. Em breve também serão usadas informações do perfil do hóspede para personalizar a experiência. Por exemplo, quem costuma viajar com crianças receberá sugestões de acomodações em destinos com mais atrações para família. A parte dos destaques da acomodação também vão acompanhar as preferências do hóspede e os filtros foram redesenhados.
Para pesquisas rápidas e de última hora, a plataforma disponibiliza dicas para facilitar a decisão. Já a visualização dos descontos também deve melhorar, com destaque para quem quer estender o período da estadia, por exemplo.
E quando decidir a escolha da vez, o usuário irá contar com uma página de reserva mais mais curta e objetiva, com novos métodos de pagamentos.
Para anfitriões
Já para quem disponibiliza os imóveis, o Airbnb no Brasil passa a contar com uma rede de coanfitriões para proprietários que queiram dividir a administração de seus espaços. Agora, a própria plataforma disponibiliza uma lista com potenciais coanfitriões baseada em fatores como localização e avaliações, uma grande mudança já que antes a função só podia ser dividida com parentes próximos, amigos ou pessoas contratadas.
Segundo o Airbnb, mais de 10 mil coanfitriões estão disponíveis nos países que possuem a ferramenta que, por enquanto, são 10 — Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e Reino Unido. O anfitrião recebe uma lista com indivíduos aptos para a função, de acordo com o algoritmo que se baseia na localização, na experiência do anfitrião e no tipo de acomodação.
Os coanfitriões ajudam os proprietários a gerenciar as acomodações, participando da configuração do anúncio até a comunicação com os hóspedes. Os pagamentos são tratados entre as partes e podem ser tanto uma parcela fixa quanto um pedaço do aluguel. Segundo o Airbnb, 84% dos coanfitriões já ajudam a gerenciar uma acomodação com o selo Preferido dos Hóspedes — a mais alta distinção da plataforma.
Outras novidades são as sugestões de preços, o painel de ganhos que foi simplificado e modelos prontos de respostas rápidas que podem ser customizadas para comunicação com os hóspedes. Além disso, também foram melhoradas ferramentas com base nos feedbacks.