A mostra coletiva Nhe ́ ẽ Se – expressão Guarani que significa “desejo de fala” – chega ao fim no próximo domingo (9), na Caixa Cultural de Brasília. Na exposição, com entrada gratuita, é possível conferir pinturas, fotografias, instalações, vídeos e textos que retratam a cultura de povos de diversas partes do Brasil.
Ao todo, são 12 expositores indígenas: Aislan Pankararu; Ajú Paraguassu; Arissana Pataxó; Déba Tacana; Edgar Kanaykõ Xakriaba; Glicéria Tupinambá; Lilly Baniwa; Merremii Karão Jaguaribaras; Paulo Desana; Tamikuã Txihi; Úyra Sodoma; e Xadalu Tupã Jekupé
O conjunto de trabalho tem como proposta a exaltação das origens indígenas, da urgente preservação e da recuperação física e espiritual dos seus territórios, além de enaltecer a ancestralidade.
As curadoras são duas indígenas. Pertencente à etnia Guarani-Nhandeva (MS), Sandra Benites é pesquisadora Guarani e doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já Sallisa Rosa é artista visual que produz a partir de sua experiência como indígena em contextos urbanos. Desde 2017, ela realiza de exposições nacionais e internacionais.
Serviço:
Exposição Nhe´ ẽ Se
Local: Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília
Endereço: Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo à Matriz da CAIXA
Temporada: de 10 de maio a 9 julho de 2023
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Informações: www.caixacultural.gov.br/Paginas/Brasilia.aspx