Atualmente, existem mais de cinco mil brasileiros com superdotação vinculados à Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. Segundo o último Censo Escolar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o País registrou cerca de 44 mil superdotados matriculados no ano letivo de 2024; no entanto, estudos mostram que os superdotados são 5% da população brasileira, ou seja, 10,7 milhões de indivíduos.
E é especialmente para esse público que foi criado o AGzinho (sigla derivada de Annual Gathering), o encontro anual dos menores de idade vinculados à Mensa Brasil. O evento ocorrerá em Brasília entre os dias 24 e 27 de julho e deve reunir cerca de 140 crianças e adolescentes identificados com superdotação/altas habilidades para uma série de atividades culturais e intelectuais.
“Conhecer os superdotados brasileiros ainda é um desafio enorme. Com os números do Censo Escolar, vemos que há uma grande lacuna no interior do País, com mais de 2,8 mil municípios sem identificação de superdotados em idade escolar”, revela o presidente da Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca. “O trabalho de organizações como a nossa ajuda a identificar os superdotados no País, na tentativa de evidenciar nosso público e contribuir na construção de políticas públicas”, acrescenta.
Na programação do evento estão previstas oficinas criativas e momentos de socialização, com objetivo de promover a conexão entre os participantes, a troca de experiências e a construção de laços significativos em um ambiente acolhedor e divertido.
E não são somente as crianças e os adolescentes que se beneficiam do encontro. Para os familiares e responsáveis, o AGzinho também oferece um valioso espaço de aprendizado e troca, com palestras e mesas-redondas orientativas mediadas por renomados profissionais, psicólogos e outros palestrantes convidados, que abordarão temas relevantes para o desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes com altas habilidades.
Sediado no ParlaMundi – Centro de Convenções, o encontro terá, ainda, atividades externas como visitação ao Planetário de Brasília e ao Parque da Cidade, além de um tour pelos pontos turísticos da capital.
As atividades do encontro são parte do Programa Jovens Brilhantes (JBs) da Mensa Brasil, que visa acolher pessoas com altas habilidades/superdotação na faixa etária de dois a 17 anos, assim como suas famílias. A iniciativa surge da necessidade de orientação sobre os direitos do superdotado em relação às atividades escolares e sociais, muitas vezes negligenciadas – o que leva a subestimulação, sensação de solidão, abandono e sofrimento psíquico.
As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Even3.
Serviço
AGzinho
Data: 24 a 27 de julho
Local: ParlaMundi – Centro de Convenções, SGAS 915
Inscrições aqui Even3