GPS Brasília comscore

AGU vai ao STF contestar derrubada do aumento do IOF pelo Congresso

A ação ocorre após pedido do presidente Lula para que AGU analisasse ações para contestar a derrubada

Em entrevista cvoletiva concedida na manhã desta terça-feira (1°), o advogado-geral da União, Jorge Messias, anunciou que o governo federal vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a derrubada do decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A linha da AGU é que a medida é inconstitucional, por não caber ao Legislativo suspender um ato do Poder do Executivo.

A ação ocorre após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a AGU analisasse ações para contestar a derrubada do ato no Congresso. Em crise com o parlamento, a atitude divide os ministros e até mesmo a Advocacia-Geral da União, por aumentar o desconforto e mostrar um enfrentamento ao Congresso.

A relação do governo Lula com deputados federais e senadores vive seu momento mais tenso. Nesta segunda-feira (30/6), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse ter avisado ao governo Lula de que havia risco de o Congresso derrubar o decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em um reels no Instagram, o deputado criticou a estratégia governista de acusar o Congresso de trair interesses do povo.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Hugo Motta (@hugomottapb)

No vídeo, um narrador diz ser “fake” que o Congresso não olha para o povo e que o governo tenha sido pego de surpresa. Em seguida, o presidente da Câmara aparece e afirma: “Primeiro, quem alimenta o nós contra eles acaba governando contra todos”. Depois, ele menciona os 383 votos favoráveis à derrubada do decreto que aumentava o IOF “de deputados de esquerda e de direita” e declara que o tributo “afeta toda a cadeia econômica”.

Moraes será o relator
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, decidiu redistribuir a ação movida pelo PSOL contra a derrubada do decreto do governo que elevaria o IOF. Com isso, a ação sai da relatoria do ministro Gilmar Mendes – que havia recebido o processo por sorteio – e passa para o ministro Alexandre de Moraes, que já é relator de ação do PL contra a alta do IOF.

A redistribuição foi feita a pedido de Gilmar, que na última sexta-feira (27) enviou despacho a Barroso solicitando que ele avaliasse a remessa da ação para Moraes com o objetivo de evitar decisões contraditórias sobre o mesmo tema. (Com Estadão Conteúdo)

 

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.