GPS Brasília comscore

AGU abre processo contra Pablo Marçal por fake news sobre tragédias no RS

O coach e influenciador digital Pablo Marçal virou alvo de um processo judicial após publicações consideradas falsas sobre a atuação das Forças Armadas e dos governos federal e estadual nas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou uma ação judicial contra Marçal na última quarta-feira (8), devido à disseminação de informações inverídicas, as quais teriam atrapalhado a rede de solidariedade em favor da população gaúcha, conforme o órgão federal.

De acordo com a AGU, Pablo Marçal teria usado as redes sociais para afirmar que caminhões com doações estariam sendo barrados e impedidos de distribuir água, alimentos e roupas para os atingidos pelas enchentes por não terem notas fiscais. A informação foi desmentida imediatamente pelas autoridades, já que o estado de calamidade isenta tributação de doações de brasileiros.

Outra fake news propagada por Marçal, conhecido pelos exageros e relatos destoantes da realidade, foi desmentida pelo órgão. O empresário teria dito ter supostamente disponibilizado mais aeronaves do que a Força Aérea Brasileira (FAB) para o atendimento das vítimas das enchentes.

Contudo, apenas os militares contam com quatro aviões e 17 helicópteros para os resgates e operações, o que contraria a declaração do coach.

Para o ministro Paulo Pimenta, chefe Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), as fake news apenas atrapalham o momento de união entre os brasileiros. 

“As Forças Armadas e equipes de resgate da Defesa Civil estão exaustas de tanta fake news. A AGU e PF devem agir para identificar os agentes criminosos e para impedir a ação organizada para prejudicar os resgates e salvamentos”, disse.

Nas redes sociais, Pablo Marçal reagiu às notícias sobre suas declarações, criticando a Globo e se referindo de forma negativa à emissora e à apresentadora do canal. Além disso, o influenciador ameaçou liderar um movimento contra o canal aberto mais assistido no País, quando prometeu unir desafetos para prejudicar o jornalismo global.

Segundo o ministro Paulo Pimenta, a disseminação de notícias falsas em momentos de crise como as enchentes no Rio Grande do Sul pode ter sérias consequências e prejudicar o trabalho das equipes de resgate e de ajuda humanitária.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.